1ª MOSTRA DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL DA ESCOLA MÓBILE

9 de novembro de 2021


Como em um processo de alfabetização, o Letramento Digital busca formar pessoas capazes de usar a tecnologia como meio de expressão. Com esse objetivo, nossos alunos do Período Integral trabalham habilidades técnicas, como programação e desenvolvimento de algoritmos, paralelamente ao aprendizado de conceitos e competências como ética, lógica e criação multimídia. Assim, aprendem a contar histórias, inventar soluções e projetar protótipos utilizando diversos recursos digitais.

Além de habilidades técnicas, como programação e desenvolvimento de algoritmos, o Pensamento Computacional contempla um conjunto de competências mentais, cognitivas e socioemocionais, como, por exemplo, a capacidade de desmembrar um problema complexo em etapas mais simples, que podem, então, ser superadas por meio de uma solução desenvolvida coletivamente, como um software, um jogo ou um sistema operacional.

Na Escola Móbile, acreditamos que o Pensamento Computacional, inserido no contexto mais amplo do Letramento Digital, é essencial para a formação de pessoas e profissionais capazes de atuar sobre a realidade de forma ética e criativa.

A fim de apresentar um pouco de como todo esse trabalho tem sido desenvolvido, lançamos, no dia 6/11, a plataforma de nossa 1ª Mostra de Pensamento Computacional ˗ Imaginemos o impossível, uma experiência inteiramente digital, composta de trabalhos de estudantes do Período Integral.