1º ano do Ensino Médio participa de Estudo do Meio

31 de maio de 2016


Como planejar uma indústria que seja produtiva e que tenha, entre seus objetivos, a redução dos impactos ambientais decorrentes de sua atividade? Partindo dessa questão problematizadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio visitaram oito empresas do complexo industrial e científico da região de São Carlos, cidade conhecida como a capital da tecnologia.

Além de apresentarem produtos bastante distintos, as empresas revelaram também processos produtivos diversos. Ao longo das visitas, os estudantes conheceram as etapas de transformação das matérias-primas em cada uma das empresas, enquanto refletiam sobre as fontes de energia utilizadas no processo produtivo, bem como o consumo de água e a mão de obra, além de analisar o destino dos resíduos gerados na produção. Tiveram também a preocupação de compreender o layout dessas empresas e o modo como a disposição dos setores pode estar intimamente ligada ao fluxograma de produção da indústria.

De posse dos dados e registros fotográficos coletados durante as visitas, os alunos elaboraram diagramas representativos das diversas etapas de transformação da matéria-prima em produto final e construíram uma planta da indústria. Ambas as informações foram oralmente apresentadas a um professor, que analisou o trabalho dos grupos e ofereceu orientações para aprofundamento da investigação dos processos produtivos. Todo esse material, somado às orientações recebidas, servirá de subsídio para a construção do trabalho final: um projeto de indústria sustentável.

Outro destaque da viagem foi a realização de atividades de medidas propostas pelas diferentes disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática, responsáveis por este Estudo do Meio. Tendo uma bela lagoa como cenário, os alunos determinaram distâncias inacessíveis, compararam diferentes estratégias biológicas de obtenção de recursos, avaliaram as características de soluções diversas e vivenciaram os princípios de reflexão e independência dos raios de luz. Os alunos também organizaram inúmeros fatos históricos em uma linha do tempo, para discutir a escala mais adequada para representar tais eventos, e fizeram um trabalho de orientação geográfica ao longo do terreno do hotel.

Em meio aos inúmeros momentos de estudo, os alunos puderam participar, ainda, de uma gincana interclasses com atividades que promoviam, principalmente, a integração do grupo.

Os Estudos do Meio constituem excelentes possibilidades de aprofundamento de temas trabalhados em sala de aula e proporcionam uma visão mais ampla de determinados conhecimentos científicos. Além disso, são ricas oportunidades para a integração dos alunos.

Vivian Lopes Mantovani (professora de Química) e Rodrigo Mendes (professor de Biologia) são Coordenadores do Estudo do Meio.