1º ano em Estudo do Meio no Parque do Ibirapuera

10 de outubro de 2018


Durante as aulas de Ciências, os alunos do 1° ano buscam aprimorar seu olhar investigativo. Para isso, utilizam alguns procedimentos, como observar, formular hipóteses, experimentar, registrar, analisar, comparar e concluir.

Com o objetivo de aprofundar conceitos trabalhados em sala de aula e no laboratório de Ciências, nossos alunos realizaram um Estudo do Meio no Parque do Ibirapuera.

Como preparação, receberam a visita do professor Carlos Eduardo C. Godoy – o Amparo –, um cientista naturalista. Nesse encontro, ele mostrou os comportamentos que um cientista deve ter em um estudo de campo e apresentou os instrumentos utilizados, como binóculos e lupas.

Em sala de aula, as crianças levantaram hipóteses do que encontrariam no local a ser visitado e as registraram em uma ficha. No parque, praticaram esse olhar investigativo, pesquisando os diferentes tipos de abrigos feitos pelos animais e analisando os comportamentos desses seres vivos em seu ambiente. Os alunos puderam observar diversas aves típicas do parque: pica-pau-de-cabeça-amarela, sabiá-laranjeira, joão-de-barro, corruíra, bem-te-vi, frango-d’água e outros. Por fim, verificaram se as hipóteses estavam corretas ou não.

Com esse estudo, nossos pequenos cientistas ampliaram o olhar para o meio em que vivem!