1º ano em palestra sobre Plurilinguismo

25 de junho de 2018


Depois de terem discutido nas aulas de Espanhol o plurilinguismo na Espanha e a situação das línguas cooficiais – a saber: galego, catalão, basco (euskera) e valenciano – diante do espanhol/castelhano, os alunos do 1º ano do Ensino Médio receberam a pesquisadora Camila de Lima Gervaz, da Universidade de São Paulo, que trouxe a discussão para o continente americano a partir das seguintes questões-chave: quantas e quais são as línguas faladas na América? E no Brasil?

A proposta da atividade foi produzir com os estudantes uma reflexão sobre a diversidade linguística, bem como sobre o reconhecimento dos direitos linguísticos como direitos humanos fundamentais. Tendo como base o caso da Constituição espanhola do ano de 1978, discutiram-se as legislações e os processos de oficialização e reconhecimento das línguas na América, com especial atenção aos casos de México, Peru e Brasil.

Por meio de uma análise desses estudos de casos, os alunos foram convidados a debater e pensar sobre as diferentes variáveis que podem influir nas relações assimétricas entre as línguas, como tecnologias, deslocamentos e fluxos migratórios, escolarização etc., além de produzir, posteriormente, uma breve apresentação do panorama linguístico brasileiro. O intuito da atividade foi contribuir para a formação de um pensamento crítico que compreenda as relações de poder que se estabelecem dentro e fora de Brasil, de modo a identificar semelhanças e diferenças nos problemas e nas soluções adotadas nesse tema.