2º ano da Móbile Integral fazem viagem astronômica

10 de outubro de 2018


Dando continuidade à investigação dos ciclos naturais, no 2º trimestre os alunos do 2º ano iniciaram o estudo do movimento de rotação e sua representação.

Como parte desse estudo, as turmas fizeram uma visita ao Planetário Johannes Kepler, na Sabina – Escola Parque do Conhecimento, onde puderam explorar, entre outros objetos e instalações, um geódromo, que simula os movimentos de rotação e translação da Terra. A partir dele, pudemos discutir como esses movimentos são responsáveis pela ocorrência do dia e da noite e das diferentes estações do ano.

Por fim, os alunos assistiram a uma projeção no Cinedome do planetário. Na sessão, foram abordadas, por meio de uma narrativa lúdica, características dos planetas do Sistema Solar, como constituição, temperatura e presença de atmosfera. A faixa etária das personagens foi a pitada divertida da exposição, tornando a viagem astronômica muito mais atrativa.

Com tudo isso em mente, os alunos puderam coletar dados e levantar perguntas sobre como esses movimentos influenciam as formas de vida que temos em nosso planeta. Essas serão as cenas do próximo ciclo de indagações da turma.