2º ano do Ensino Fundamental recebe o autor e ilustrador Fernando Vilela

19 de abril de 2017


No 2º ano do Ensino Fundamental, o curso de Língua Portuguesa, entre outros objetivos, procura despertar o prazer pela leitura. Para que esse objetivo se concretize, fazemos uma escolha criteriosa de títulos que são apresentados aos alunos.

A entrega dos livros segue um ritual na Biblioteca, que é ambientada de modo a convidá-los a “mergulhar” no contexto do livro escolhido e associar a leitura a um contexto prazeroso.

O primeiro livro adotado no 2º ano foi ABRAPRACABRASIL, de Fernando Vilela, em que uma cabra, protagonista dessa história, estava cansada de sua vida tranquila e, junto de seu amigo jacaré, que é guia de turismo, decide recorrer à sua lâmpada mágica para abrir portais para diversos lugares brasileiros.

Para organização da entrega dos livros, a Biblioteca Central foi decorada para entrar no clima da história! Logo na entrada, os alunos tiveram de passar por um túnel e, ao sair dele, dizer uma palavra mágica que conheciam. Após atravessarem o túnel, encontraram muitas pistas, como um mapa do Brasil, imagens de cidades, museus e monumentos brasileiros, um forró tocando e, por fim, uma lâmpada mágica. Então questionamos: o que uma lâmpada mágica pode fazer? Se vocês tivessem uma, o que gostariam de pedir? Alguns alunos disseram que gostariam de estar em vários lugares… – e com os livros, isso é possível!

Na entrega dos livros, fizemos o levantamento de suas informações técnicas, bem como de hipóteses a respeito de seu conteúdo, analisando suas ilustrações e título. A leitura da obra aconteceu em sala de aula e como lição de casa.

Os alunos foram convidados a “levar” a tal cabra a diversos lugares por meio da confecção de cartões-postais. Nas ilustrações, eles usaram carimbos, mesma técnica utilizada por Fernando Vilela. Por fim, escreveram uma mensagem (ou um bilhete) da cabra para o jacaré.

Na atividade seguinte, em duplas ou trios, os alunos gravaram um vídeo, contando ao autor e ilustrador por onde achavam que a cabra andava. Na etapa final do projeto, preparamos uma surpresa para os alunos: o encontro com Fernando Vilela! Eles ficaram ansiosos ao saber que conheceriam o idealizador da obra que leram e levantaram perguntas como:

“O que o inspirou para escrever esse livro?”

“Você já esteve nos lugares que a cabra visitou?”

“Por que você escolheu Paris no final do livro?”

Todas as perguntas elaboradas pelos alunos foram reunidas e organizadas para o tão esperado encontro. Não temos dúvida de que esse projeto aproximou as crianças do universo mágico da leitura!