2º ano do Integral visita a Pinacoteca

5 de junho de 2017


Olhos, bocas, sobrancelhas, pinceladas e relevos dos mais diferentes artistas vêm sendo explorados pelos alunos do 2º ano da Móbile Integral.

A investigação que partiu da observação do próprio rosto e de autorretratos no 1º trimestre vem ganhando novos contornos a partir do conhecimento, neste trimestre, das mais diversas maneiras e técnicas empregadas por artistas que se autorretrataram ou retrataram pessoas. Nesse processo, produções de Lasar Segall, Candido Portinari, Nino Cais, Almeida Júnior, entre outros, foram apreciadas pelos alunos e passaram a se tornar parte de sua formação cultural e repertório para a criação de suas produções artísticas.

Outra importante ação para esse fim é a visita a museus. Na Pinacoteca, as crianças tiveram a oportunidade de ampliar seu estudo sobre retrato e autorretrato ao observarem pinturas, desenhos e esculturas.

Nessa visita ao museu, os alunos puderam entrar em contato com trabalhos de diversos artistas e observá-los atentamente, comparando detalhes entre as técnicas utilizadas por um e outro, identificando semelhanças e diferenças nas cores e pinceladas e até mesmo se questionando sobre as possíveis intenções dos artistas em suas obras de arte.

Acreditamos que, no processo percorrido por nossos alunos – que passou pela observação de obras, por pesquisas, experimentações e pelo próprio fazer artístico – fomentamos o interesse e a valorização pelas Artes.

Veja alguns dos momentos que marcaram essa visita.