3º ano da Móbile Integral viaja ao Sistema Solar

19 de setembro de 2018


Convidados a investigar a necessidade de contar e medir o tempo pelos seres humanos, os alunos do 3º ano da Móbile Integral vêm realizando um percurso investigativo que passou pela abordagem científica como uma maneira de explicar os fenômenos naturais relacionados ao tempo. Nesse processo, aproximaram-se dos conceitos de rotação e translação e puderam compreender como a comunidade científica explica fenômenos como o dia e a noite ou mesmo as estações do ano. Ainda nessa trajetória, os alunos foram apresentados às etapas do pensamento científico e tomaram conhecimento de que, entre outras características, ele é construído socialmente e, assim, de novas evidências e métodos investigativos – o que até então era aceito pode ser contestado e passar a ser explicado de outra maneira e, ainda, pautado em novas teorias. Exemplo dessa característica é a explicação Geocêntrica do Sistema Solar, inicialmente proposta por Aristóteles e, anos depois, contestada por Nicolau Copérnico ao propor a teoria Heliocêntrica, que, por sua vez, seria mais adiante comprovada cientificamente por Galileu Galilei. Foi à luz desse processo de investigação que os alunos visitaram o Sabina – Escola Parque do Conhecimento.

Na ocasião, tiveram a oportunidade de se aproximar de um sistema Terra–Lua–Sol e observar, por meio desse modelo, como ocorrem os movimentos de rotação e translação e, por sua vez, os fenômenos naturais que deles decorrem. Puderam ainda examinar os demais planetas que fazem parte do Sistema Solar e a principal estrela sobre a qual todos orbitam.

Ainda nessa exploração, os alunos se acomodaram confortavelmente nas poltronas do planetário e, por lá, viajaram pelo espaço. Passaram pelas constelações, pelos planetas de nosso sistema, pelos buracos negros e seus mistérios. Uma jornada investigativa que está apenas começando…