500 anos de um gênio
4 de março de 2020
Trinta alunos do Ensino Médio da Móbile visitaram a exposição 500 anos de um gênio, em exibição no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Barra Funda, em São Paulo. Ao longo dessa visita, contemplaram várias das invenções e engenhocas criadas pelo italiano Leonardo da Vinci, muitas delas precursoras de importantes máquinas, como o helicóptero.
Mesmo 500 anos após o falecimento de Da Vinci, seu legado é ainda extremamente importante. Sua produção artística foi considerada determinante para o início do Renascentismo, e suas obras demonstram a preocupação do artista em analisar cuidadosamente cada objeto, conferindo elevada atenção às proporções e perspectivas.
Além disso, Da Vinci propôs técnicas para a construção de cidades higiênicas, a fim de dificultar o avanço da peste negra, além de traçar estratégias militares, arquiteturas de pontes e meios para confecção de mapas, entre muitas outras coisas.
Depois de conhecer mais sobre a grandiosidade desse engenheiro, artista, arquiteto, músico, anatomista e confeccionista, os professores da disciplina eletiva de Engenhocas, Gabriel Amorim e Guilherme Pasmanik, desafiaram seus alunos e alunas a construir uma engenhoca baseada em uma das tecnologias mais utilizadas por Da Vinci: a engrenagem.
A partir de toda essa experiência, os alunos conseguiram perceber que, para solucionar problemas do nosso dia a dia, é vital possuir uma base sólida das mais diversas áreas do conhecimento.
Quem foi Leonardo da Vinci?
Leonardo da Vinci nasceu na Itália em 1452 e foi um polímata (indivíduo que estuda diversas ciências). Suas contribuições para a sociedade, válidas até hoje, permeiam muitos campos distintos do conhecimento. Para a Física e a Engenharia, ele contribuiu com investigações relacionadas à força física humana, à aerodinâmica e à transformação de movimentos por meio de polias, rolamentos e engrenagens. Muito do seu trabalho era fruto de investigações sobre a natureza, como a anatomia humana ou o voo dos pássaros.
“Embora o engenho humano conceba invenções diversificadas… nunca descobrirá invenções mais belas, mais apropriadas ou mais diretas que a natureza, porque no que ela inventa nada há que falte ou seja supérfluo.” (Leonardo da Vinci) |