5º ano pratica atitude investigativa no Parque Burle Marx
26 de agosto de 2016
Mostrar a Ciência como elaboração humana para a compreensão do mundo é uma meta do curso de Ciências do Ensino Fundamental. Isso se dá por meio de práticas que estimulem o aluno a observar, identificar, experimentar, registrar e compartilhar descobertas.
O Parque Burle Marx foi o ambiente escolhido para enriquecer essas aprendizagens. O local ocupa uma área de 168 mil metros quadrados e abriga uma rica biodiversidade da Mata Atlântica, com importantes exemplares de flora e diversas espécies de animais silvestres. É o cenário certo para a aplicação dos métodos investigativos de um cientista ambientalista!
Porém, antes de partir para o estudo em campo, os alunos estudaram como os cientistas caracterizam os ambientes e como verificam suas condições de preservação. Para praticar o levantamento de dados, as turmas do 5º ano utilizaram métodos científicos de coleta de informações e prepararam relatórios com o objetivo de registrar os elementos que compõem alguns dos espaços dos jardins da escola. Os alunos conheceram métodos investigativos de observação, como os do quadrado e do perfil, os quais utilizaram no levantamento de informações desses locais.
Além disso, para o aprimoramento da preparação para a saída em um Estudo do Meio, os alunos entrevistaram colegas do 8º ano para levantar dicas de atitudes e registros qualificados em seus cadernos de campo.
No tempo de permanência no parque, desde a entrada, os sentidos foram aguçados e as percepções, ampliadas: novos cheiros, novos sons e a temperatura mais amena da mata instigaram os alunos para o trabalho de descobertas. A observação e os registros foram favorecidos pelo uso individual de aparelhos fotográficos que capturaram, com detalhes, os elementos do ambiente para posterior registro no Caderno de Campo.
A aventura de estar em um ambiente tão preservado, a surpresa provocada pelo contato com saguis, a observação de diferentes e belas espécies da flora natural e do jardim construído por Burle Marx desencadearam novas sensações que, certamente, deixaram em nossos alunos marcas que contribuirão para manter o olhar investigativo e cuidadoso do cientista ambientalista na busca da compreensão do mundo.