Aquário de São Paulo: aprendizagem e diversão na saída pedagógica do Infantil 3
17 de junho de 2016
Finalizando o Projeto Ambiente Marinho, o Infantil 3 visitou o Aquário de São Paulo.
Mesmo já tendo realizado uma saída anteriormente, entrar em um ônibus e se aventurar em um novo espaço não é tarefa simples quando se tem apenas 3 anos de idade. Sair da escola com a garantia de retornar e encontrar a mamãe ao voltar gera certa ansiedade.
Fizemos muitas rodas de conversa, dramatizações e visitamos o site do Aquário para preparar nossos alunos para esse momento tão significativo.
No dia da saída, a expectativa era grande para pais, professores e, principalmente, para os alunos.
A entrada no ônibus e o aceno de tchau da janelinha mostraram como nossos pequenos estavam preparados para essa aventura.
A experiência não poderia ter sido mais agradável. O local ofereceu às crianças a oportunidade de entrar em contato com tudo aquilo que elas só haviam observado nos livros e vídeos, além de trazer ainda mais informações que foram apresentadas pelos monitores do Aquário de São Paulo.
O encantamento com a proximidade de cada animal foi contagiante. Nossos alunos se divertiram observando as arraias, adoraram ver os tubarões de perto e surpreenderam os monitores ao mostrarem o quanto sabiam a respeito desses animais marinhos. O ponto alto foi ver o peixe-palhaço e o peixe-cirurgião, famosos como Nemo e Dory. As novas instalações do local também fizeram sucesso com o casal de ursos polares nadando diante de todos.
Esta saída teve um gostinho especial não só por tudo que envolve deixar o ambiente escolar, mas também pela possibilidade de oferecer às crianças a oportunidade de ficar em contato com um pouco dos tantos encantos do mar.