English Festival – um projeto de teatro nas aulas de Inglês
5 de dezembro de 2016
Your job as actors is to understand the size of what you say,
to understand what’s beneath the word.”
(Stella Adler, The Art of Acting)
Durante o segundo semestre, nas aulas de Inglês, os alunos de 6º e 7º ano dedicaram-se a um projeto de teatro que tem por objetivo fazer com que utilizem suas habilidades linguísticas, trabalhadas durante o ano, em situações comunicativas escritas em forma de texto dramático, encenadas por eles em sala e, posteriormente, no auditório.
Para a escrita dos sketches, as turmas de 6º ano escolheram temas que fizeram parte do universo escolar em 2016, tais como: Projeto São Paulo; ida ao Replago; leitura do livro The African Mask, do autor Gunter Gerngross; pesquisa e estudo sobre Londres, incluindo o grande incêndio que atingiu essa cidade em 1666. Já os alunos do 7º ano criaram sketches tendo por base a leitura dos livros paradidáticos Sherlock Holmes Short Stories, do autor Sir Arthur Conan Doyle, e The Adventures of Huckleberry Finn, de Mark Twain.
Após estudarem as características linguístico-discursivas do gênero textual sketch, os alunos foram, inicialmente, divididos em grupos, iniciaram a produção dos textos, que foram reescritos após correção e sugestão dos professores de Inglês, ensaiaram seus sketches em classe e, por fim, apresentaram suas produções aos colegas em sala de aula.
Um sketch de cada turma de Inglês foi escolhido pelos próprios alunos para ser apresentado para todas as turmas de 6º e 7º ano no auditório nos dias 21 e 23 de novembro.
Além de possibilitar o desenvolvimento da entonação e da fluência na língua inglesa, assim como a adequação de um contexto significativo para esse idioma, esse projeto propicia a interação entre os alunos, o respeito às escolhas do grupo, a capacidade de tolerância ao ouvir, analisar e responder a outras opiniões, especialmente quando há divergência entre elas.