Projeto Saúde e Bem-Estar do Adolescente

9 de novembro de 2016


Os jovens trazem muitas dúvidas e necessitam de esclarecimentos a respeito do consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas. É fato que o sentimento de onipotência predomina na adolescência, e o movimento dos jovens está voltado para a transposição dos limites e para o alargamento dos lugares até então desconhecidos. Nesse processo, alguns colocam-se em maior risco e pensam pouco nas consequências de suas escolhas.

diago

Para dar continuidade ao projeto Saúde e Bem-Estar do Adolescente, convidamos a Dra. Ana Cecília Marques, médica psiquiatra e pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), para uma palestra com os alunos do 9º ano.

Foram apresentadas pesquisas com base na neurociência, que afirmam que o cérebro atinge o ápice maturacional entre 23 e 25 anos. Nesse período, o indivíduo tem a capacidade de analisar uma situação e, consequentemente, tomar uma decisão que não acarrete prejuízo a ele e à coletividade.

A Dra. Ana Cecília também abordou uma pesquisa realizada pelos alunos do 9º ano de 2016 sobre hábitos e comportamentos que os mobilizou a apresentar um panorama geral do grupo de adolescentes que convivem na mesma escola.

Um espaço importante de discussão foi aberto a partir de algumas questões levantadas:

  • Que motivos levam os jovens a consumir bebidas alcoólicas?
  • Se estudos hoje comprovam que o cérebro amadurece entre 23 e 25 anos, por que o consumo de bebidas alcoólicas é legalizado no Brasil a partir de 18 anos?
  • Por que algumas drogas podem criar vício mais facilmente do que outras?
  • Meninos ou meninas, quem está mais propenso a se viciar?
  • Segundo pesquisa recente do IBGE, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou entre jovens de 14-15 anos. Por que isso está acontecendo?
  • Como socorrer um amigo que está passando mal por ter bebido?
  • Há clínicas de recuperação para adolescentes com alguma dependência química?

Acreditamos que oferecer a nossos jovens situações de aprendizagem que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a discussão de pontos de vista a respeito de um problema tão emergente e preocupante da sociedade atual contribui de maneira decisiva para que eles façam escolhas mais acertadas, levando em conta sua integridade física e emocional.

Assista à palestra.

Veja os slides apresentados durante a palestra.