Alunos do 2º ano vão ao Jardim Botânico e exercitam o olhar de cientista
6 de outubro de 2016
Para completarmos o estudo sobre o tema Ambientes e Seres Vivos, o 2º ano do Ensino Fundamental visitou o Jardim Botânico, o que possibilitou o estudo por meio da observação. O trabalho nas aulas de Ciências propôs a diferenciação dos tipos de ambientes, permitindo o reconhecimento daqueles que foram e dos que não foram modificados pelo homem, elucidando, assim, a tomada de consciência sobre a necessidade de preservação da natureza.
Integramos às aulas discussões e uso de recursos tecnológicos que auxiliaram a observação e forneceram uma análise de diferentes elementos do ambiente. Para completar esse estudo, com seus cadernos de anotações e espírito de cientista, nossos alunos foram ao Jardim Botânico com o objetivo de coletar e registrar dados, aplicando, dessa forma, o método científico de investigação.
Acompanhados por seus professores e assistentes, os alunos foram estimulados a aguçar os sentidos e observar a diversidade oferecida por aquele ambiente.
O dia correspondeu às nossas expectativas e até as superou! Em determinado momento, foi possível acompanhar a movimentação de um grupo de macacos que se espreguiçava no alto de uma árvore; eles pareciam preparar-se para iniciar sua rotina diária. Os saguis também apareceram à beira do caminho, pulando de galho em galho, como que nos dando boas-vindas. Diante do Jardim dos Sentidos, os alunos reconheceram a diversidade da vegetação e os aromas característicos desse ambiente. No entorno do lago, foi possível avistar alguns representantes da fauna do local, como patos, galinhas-d’água e inúmeros insetos. No lago, também vimos uma porção de girinos.
Foi um belo estudo para os nossos alunos. Muitas das observações fundamentaram as conclusões sobre os ambientes preservados e modificados pelo homem. Foi uma nova situação de aplicação do conhecimento, em um ambiente natural, que desencadeou, mais que respostas, novos questionamentos, proporcionando o prazer da descoberta.
Uma das metas do curso de Ciências do Ensino Fundamental é mostrar a Ciência como possibilidade da elaboração humana para compreender o mundo. Essa vivência no Jardim Botânico é o exemplo de uma prática que estimula o aluno a observar, identificar, experimentar, registrar e compartilhar descobertas.