Pensamento geométrico: observação, representação e construção

4 de outubro de 2016


Os estudos iniciais sobre Geometria abordam situações relacionadas à forma, à dimensão e à direção. O objetivo de ensinar esse ramo da Matemática está ligado ao sentido de localização, ao reconhecimento de figuras planas e não planas, ao estabelecimento de relações entre figuras espaciais e suas planificações e à manipulação de formas geométricas utilizando procedimentos de composição e decomposição, transformação, ampliação e redução.

Considerando que nossa visão do mundo físico é essencialmente tridimensional, torna-se primordial a necessidade de estudar a ocupação, a localização e o deslocamento de objetos no espaço, assim como as características e propriedades das formas geométricas presentes nele. Esses pressupostos organizaram a sequência didática planejada para o 4º ano.

  • Observar formas presentes nos objetos do entorno. Por meio da visualização e das construções de alguns desses objetos, é possível identificar e compreender características de figuras bidimensionais e tridimensionais. É importante dar significado ao estudo de figuras bidimensionais, como as que aparecem nas bases das pirâmides ou nas tampas redondas das latas.
  • Identificar características dos sólidos geométricos. Observar as superfícies de caixas de sapatos, de bolas, latas etc. Identificar se há nelas “bicos”, “quinas”, “dobras”, “beiradas”, quais superfícies são planas e quais são arredondadas. Classificar esses sólidos a partir de critérios.
  • Relacionar, a partir de atividades práticas, sólidos geométricos e figuras planas que aparecem na superfície de um sólido.
  • Planificar sólidos geométricos e reconstituir sólidos a partir de sua planificação. Colagens e representações são feitas como forma de concretizar importantes ideias a respeito das características das formas geométricas analisadas.
  • Classificar sólidos em corpos redondos e poliedros. Classificar figuras planas em polígonos e não polígonos.
  • Construir formas espaciais com o “Magformers” – um recurso magnético de tridimensionalização de formas –, favorecendo a criatividade e a retomada de importantes conceitos explorados anteriormente.

Nesse trabalho, os alunos também se familiarizaram com uma terminologia geométrica para descrever sólidos e figuras planas (lados, vértices, arestas, faces). É importante também destacar o trabalho realizado com alguns termos específicos do vocabulário geométrico. Por exemplo, identificar “poliedro” como uma palavra de origem grega, formada por poli (muitos) e edro (faces).

Essa etapa do trabalho foi finalizada com uma atividade em duplas que exigiu dos alunos a construção de um sólido a partir de sua planificação e a elaboração de um texto descritivo com o uso das características desse tipo textual aprendido nas aulas de Português.