Estudo do Meio no Jardim Zoológico de São Paulo

29 de julho de 2016


3º ano do Ensino Fundamental vivencia experiências semelhantes às dos cientistas.

O curso de Ciências tem por objetivo o protagonismo dos alunos. Investigação, planejamento de estratégias, leitura e escrita de relatórios científicos são habilidades presentes no dia a dia das aulas dessa disciplina.

No Zoológico, separados em pequenos grupos, os alunos observaram atentamente os animais vertebrados. Os problemas que tiveram de solucionar iam desde localizar-se no mapa do local e planejar o caminho a ser percorrido até manter-se atento e focado para a coleta de dados sobre os animais investigados. A atenção estava voltada a esclarecer uma série de questões sobre as estruturas dos corpos dos animais e suas funções.

Os registros em busca de respostas eram feitos a partir da observação e da leitura das informações disponíveis nas placas dos recintos dos animais visitados. O professor, ao longo da visita, assumiu o papel de mediador, pois o conhecimento era construído entre as crianças. A partir das informações coletadas e compartilhadas entre elas com entusiasmo, novas descobertas surgiam.

As ideias eram construídas pelo grupo. “A harpia deve comer frutas” – afirmava alguém. “Não olha só para as patas dela. As garras são bem fortes, deve ser para agarrar e comer outros animais!” – refutava outro pequeno cientista.

As investigações iniciadas no Zoológico seguiram acontecendo na escola. A leitura de textos científicos e a coleta de imagens e de vídeos dos animais investigados em seu habitat natural completaram o estudo.

Por fim, as descobertas dos diferentes grupos foram compartilhadas com os outros colegas por meio de cartazes e de riquíssimas apresentações orais.