O Projeto “Conviver Melhor” é uma ação que visa garantir que as relações estabelecidas no âmbito escolar se pautem por uma convivência saudável e respeitosa.
Pensando nisso, é importante que, durante o ano letivo, sejam organizados encontros que permitam avaliar se os combinados que foram estabelecidos por alunos e professores estão ocorrendo de forma satisfatória, quais são os ajustes necessários e quais são as questões que precisam ser retomadas para a redefinição de metas e compromissos.
Em junho, os alunos do 6º ao 9º ano se reuniram e analisaram o documento produzido nas assembleias realizadas no início do ano. A partir da leitura compartilhada, os grupos, formados por representantes de cada ano, foram desafiados a identificar em cada parte do documento:
- uma ação que valorizamos e que está dando certo;
- uma ação que repudiamos e da qual precisamos cuidar.
Após essa reflexão, cada grupo sistematizou suas conclusões por meio de um questionário disponibilizado no Móbile Virtual. A partir das respostas dadas pelos grupos, será feita uma estatística que fornecerá dados importantes para a retomada dessa discussão nas aulas de Orientação Educacional. Acreditamos que promover situações contínuas de reflexão sobre a convivência escolar valoriza o campo de aprendizagens sociais, fundamentais para a formação de um indivíduo ético e que se responsabiliza por seu papel social.
Confira o documento produzido pelos alunos do 6° ao 9° ano que embasou o questionário respondido por eles.
Ações e atitudes que valorizamos |
Ações e atitudes que repudiamos |
Respeito e tolerância
- Viver em um ambiente em que as pessoas se respeitem, considerando as diferenças entre os indivíduos e os grupos.
- Promover igualdade de direitos (de modo que todos sigam e se submetam às mesmas regras).
- Antes de falar algo sobre alguém, pensar se o comentário não é ofensivo ou desrespeitoso.
- Respeitar a privacidade do outro.
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Uso de poder
- Agredir o outro física e/ou psicologicamente, diminuindo-o para se sentir melhor.
- Querer se mostrar superior a outras pessoas.
- Criar conflitos.
- Sustentar privilégios para alguns.
- Excluir alguém, violando seus direitos.
- Depreciar o ponto de vista ou a dificuldade de alguém.
- Tentar impor o seu ponto de vista sem levar em conta o do outro.
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Aceitação e acolhimento de todos
- Reconhecer e respeitar os limites de cada um.
- Praticar a igualdade, desde que de forma justa.
- Aceitar as diferenças físicas e de ideias.
- Acolher e incluir outras pessoas no grupo.
- Garantir os direitos das pessoas com necessidades especiais.
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Bullying
Na forma de agressão física, psicológica ou verbal.
- Dar apelidos indesejados, zombando de uma característica física de alguém.
- Rir quando alguém está falando.
- Excluir o outro por mau desempenho em atividades físicas.
- Fazer fofocas, expondo as pessoas.
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Resolução de conflitos
- Dialogar respeitosamente com o colega para solucionar ou evitar conflitos.
- Alertar o autor de uma discriminação ou exclusão, mesmo que ele seja seu amigo.
- Alertar o amigo quanto a atitudes erradas e mostrar as consequências.
- Defender quem está sofrendo: conversar com
a vítima; juntar a vítima e o agressor para conversar; pedir ajuda a um adulto.
- Se não conseguir se colocar, pedir ajuda dos professores, assistentes e coordenadores.
- Refletir e tentar agir como achar melhor.
- Ter coragem para fazer o correto.
- Não dar atenção a pessoas com atitudes inadequadas.
- Assumir uma posição consciente e positiva (intervir, buscar ajuda, não dar atenção) diante de uma agressão física ou psicológica.
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Passividade diante da violência
- Participar de plateias que dão risadas e/ou não agem quando alguém é constrangido ou ser conivente com elas, incentivando o agressor.
- Em uma situação de briga, assumir o papel de espectador, não buscando ajudar a vítima.
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Redes sociais
- Fazer bom uso das redes sociais, de maneira consciente e respeitosa.
- Saber tomar conta da sua privacidade.
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Redes sociais
- Ofender e abusar do anonimato em redes sociais.
- Divulgar imagens e comentários que desqualifiquem ou inventem coisas sobre o outro.
- Fazer vídeos ou tirar fotos de algo que coloque o outro numa situação constrangedora seja em uma briga, em sala de aula ou em outro momento ou lugar.
- Compartilhar informações pessoais dos colegas em mídias sociais.
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Desrespeito
- Desvalorizar o gosto de alguém.
- Atrapalhar a diversão do colega (por exemplo, no jogo de paredão, nas quadras e/ou durante o intervalo).
- Descuidar do outro e/ou dos espaços de uso comum, mesmo em ações pequenas, como empurrar alguém na pressa de sair da sala, jogar lixo no chão ou furar a fila da cantina.
- Agir conforme o padrão imposto pela sociedade (privilégios para brancos e ricos).
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