Programação de férias: estudar o cérebro!

29 de fevereiro de 2016


A Brain Bee SP, a Olimpíada de Neurociência do Estado, está em sua segunda edição. Destinada a jovens do Ensino Médio que têm interesse no estudo do sistema nervoso, em especial do cérebro, a Olimpíada proporciona aos participantes, além da oportunidade de competir, uma série de aulas e palestras preparatórias. Tais palestras foram realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro de 2016, no hospital Albert Einstein, e tiveram como objetivo introduzir e aprofundar temas relacionados à Neurociência. Por termos interesse em seguir carreiras na área das Ciências Biológicas, inclusive Medicina, e por nos interessarmos por Neurociência, a Brain Bee SP foi uma grande oportunidade de unirmos o útil ao agradável.

O que nos impulsionou a participar desse evento não foi apenas a possibilidade de competir, mas também a oportunidade de participar do curso preparatório. Sempre tivemos curiosidade e vontade de estudar e aprender mais sobre o órgão mais fascinante do corpo humano – o cérebro –, e as aulas e palestras preparatórias ajudaram a reforçar nosso gosto por essa área da Ciência.

Os dias em que visitamos o hospital Albert Einstein, um centro médico e de pesquisa de excelência, nos propiciaram uma vivência muito interessante e rica. Mesmo os alunos que já haviam participado dessa Olimpíada no ano anterior estavam ansiosos por essa edição do evento, em razão da possibilidade de frequentar o ambiente hospitalar.

As palestras foram, sem dúvida alguma, a melhor parte de toda a Olimpíada (pelo menos a parte mais esperada, uma vez que a competição ainda está por vir). Em vários momentos, entre uma palestra e outra, concordávamos que participar do curso preparatório já era suficientemente gratificante pela oportunidade que estávamos tendo em participar de aulas com pesquisadores renomados sobre um assunto tão interessante. As aulas trataram de temas bem variados, dos mais básicos e concretos, como “Neuroanatomia Básica”, aos mais atuais e ligados a inovações científicas, como “Interação Cérebro-Máquina” e “Nanobiotecnologia Aplicada à Neurociência”.

O curso consegue cumprir o que propôs como principal objetivo: aguçar ainda mais a nossa curiosidade acerca do sistema nervoso para que, num futuro próximo, sejamos nós os cientistas que estaremos lá, palestrando, pesquisando e desenvolvendo o futuro da Neurociência!

Por fim, não podemos deixar de agradecer às professoras de Biologia Lydia Getschko e Tatiana Nahas por nos acompanhar nesse evento.

Dominique Mattos, Nicole Goldenberg e Paulo Thomaz são alunos do 3º ano do Ensino Médio.