2ª Mostra de Minidocs “Móbile na Metrópole”
18 de novembro de 2016
Metrô, avenida Paulista, rua da Consolação, pipoca e cinema. Foi esse o contexto do encontro de encerramento do projeto Móbile na Metrópole 2016. Alunos, familiares, professores e convidados estiveram reunidos no Cine Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo, para a 2ª Mostra de Minidocumentários produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Foi uma manhã para celebrar um rico processo de aprendizagem e amadurecimento desses jovens.
Os vídeos emocionaram, provocaram, nos fizeram pensar… A (In)tolerância como tema do projeto se concretizou na grande tela para ampliar o nosso olhar, para nos indagar sobre a vida que queremos levar e o mundo em que queremos viver.
Onze minidocs representaram nessa manhã os quase 40 trabalhos realizados pelos alunos. Além de documentários sobre escolas ocupadas, sobre mulheres desrespeitadas, sobre uma cidade em desconstrução, foram apresentados registros audiovisuais sobre poesia, grafite e canção. Trata-se de trabalhos que incomodaram esses jovens, que os deixaram apaixonados e ao mesmo tempo lhes impuseram desafios que os impediram de permanecer os mesmos. Desse conjunto, o documentário ganhador – após votação pelo público presente – foi Ditadura Barbie, das alunas Julia Soldá, Amanda Costa, Michele Bögli e Gabriela Magalhães.
Uma Mostra num cinema para colar em nossas retinas imagens que não poderemos mais esquecer. Dessa manhã, levaremos pipoca, rua e emoção. Dessa cidade, desse projeto e desse encontro, lembraremos que não somos mais como antes.
Felipe Corazza (Fepa) é professor de Filosofia e coordenador do 2º ano e do projeto Móbile na Metrópole.