“Um olhar investigativo sobre São Paulo”
19 de abril de 2017
Na clássica canção “Sampa”, de Caetano Veloso, o eu lírico dirige-se à cidade de São Paulo e lhe confessa:
Quando eu te encarei, frente a frente, não vi o meu rosto,
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto.
É que Narciso acha feio o que não é espelho.
Ao mesmo tempo que o eu lírico atesta a feiura da cidade, consegue ter a consciência de que ele é um narciso: só acha belo o seu próprio reflexo, aquilo que lhe é familiar e próximo.
Os versos de Caetano dialogam com o Projeto São Paulo, projeto multidisciplinar desenvolvido com o 6º ano. Ousando olhar para além de seu próprio espelho, de sua experiência muito particular e, consequentemente, fragmentada da cidade, os alunos visitaram diversos lugares da metrópole.
Não se trata de uma mera visitação, distanciada e artificial, já que o projeto demanda dos jovens exploradores um trabalho de observação e investigação. Assim, com uma pergunta-problema previamente recebida, cada grupo de estudantes realizou entrevistas, registrou suas percepções e confrontou-as com as de seus colegas, de modo a aprimorar o teor de sua pesquisa.
Trata-se de procedimentos cuja aprendizagem está entre os objetivos pedagógicos do Ensino Fundamental II da Escola Móbile, porque são ferramentas essenciais para o aprimoramento da autonomia intelectual do aluno.
A próxima etapa do projeto consistirá no planejamento e na organização de um gênero discursivo oral, o seminário, para que cada grupo de alunos comunique aos colegas de sala suas conclusões sobre o lugar visitado.
Uma certeza, entretanto, já podemos ter: como para o eu lírico de “Sampa”, alguma coisa aconteceu nos corações (e mentes!) das meninas e meninos ao cruzar – se não a esquina da Ipiranga com a São João – diferentes retalhos dessa colcha multicores chamada São Paulo.