Administração na USP

3 de maio de 2017


A seguir, ex-alunos da Móbile nos contam sobre sua experiência universitária.

Administração na USP
Isadora Vieira Leonard
Formanda de 2016

Meu nome é Isadora Vieira, me formei na Móbile em 2016 e agora estou cursando Administração na FEA, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Minha opção por Administração partiu da minha vontade de trabalhar na área de hotelaria. Eu sempre gostei muito de viajar e aprender novas línguas, então quando conheci o curso de Hotelaria fiquei muito interessada e, desde então, nenhuma outra carreira chamou minha atenção da mesma forma.

Antes de entrar no 3º ano do Ensino Médio, no entanto, eu mantinha essa ideia mais como um sonho distante e não conhecia direito as faculdades dessa área no Brasil nem qual seria a melhor forma de alcançar o meu objetivo. Assim, no 3º ano, entrei no grupo de orientação profissional e também me consultei individualmente com meus coordenadores. O grupo, mesmo não tendo provavelmente uma importância tão decisiva na minha escolha, já que as discussões não eram centradas somente em mim, me ajudou, pois era reconfortante poder conversar com pessoas que, assim como eu, não tinham certeza do que prestar e entendiam a dificuldade de pensar nisso com apenas 17 anos. As conversas individuais foram essenciais para mim. Tanto meus coordenadores quanto meus parentes me alertaram para o fato de Hotelaria ser uma faculdade bem específica e me fizeram refletir se seria a melhor ideia focar meu estudo numa área restrita logo de início. A Administração, assim, seria uma opção de um curso bem geral, que me forneceria conhecimentos mais amplos para que depois eu pudesse me especializar em hotelaria.

Eu não queria deixar de fazer Hotelaria simplesmente por não ser um curso muito valorizado, em faculdades não tão valorizadas, eu sabia que precisava gostar do curso que eu iria fazer. Pesquisando melhor, achei a grade curricular de Administração interessante e concordei que seria uma forma de conseguir uma base mais ampla e forte para adentrar o mercado de trabalho. Minha primeira opção de faculdade foi a USP, basicamente por ser pública e um ambiente com pessoas diversas. Eu fiz uma visita à FEA com a escola e gostei, era um lugar com infraestrutura muito boa, mas não fez muita diferença para a minha decisão; já preferia a USP pelos motivos citados. Decidi, então, prestar o vestibular no final do ano para Administração na USP e na FGV (seria meu plano reserva) e também para Hotelaria no Senac e na Anhembi Morumbi.

Minha primeira ideia seria tentar cursar Administração ao mesmo tempo que Hotelaria, mas, por uma questão de horário, achei melhor fazer uma faculdade por vez e aproveitar melhor a vida universitária. Se passasse em alguma faculdade de Administração, faria esse curso e deixaria Hotelaria como pós. Se não passasse, iria para Hotelaria. No final, passei nas quatro faculdades e, como previsto, optei pela USP. Como em ambas as faculdades de Hotelaria passei entre os primeiros colocados e ganhei bolsa integral em uma delas, fiquei com um pouco de pena de perder a oportunidade. Mas, no fim, isso acabou ajudando na minha escolha, pois percebi que, se tivesse vontade de sair da Administração e ir para Hotelaria, entraria com mais facilidade, enquanto sair de Hotelaria e entrar na USP seria muito difícil.

Estou feliz com a minha decisão – uma formação numa faculdade forte e pós-graduação numa área específica de meu gosto –, mas sempre mantenho em mente que ela foi tomada porque me agradava e me trazia benefícios para alcançar meu próprio objetivo. Se minha satisfação com a faculdade mudar algum dia, é importante repensar minhas escolhas. Até agora, no entanto, estou gostando da faculdade, até mais do que imaginei que iria gostar. As pessoas são legais, o lugar é muito bom e a maioria das disciplinas é bem interessante, além de todas as atividades e entidades que a FEA oferece (estou na Bateria, por exemplo). No mínimo, é um alívio não estar olhando mais para os meus dois pesadelos: Física e Química!