Dois ou um?

24 de maio de 2017


Semelhanças e diferenças; proximidade e distância; cabelos que se entrelaçam e um nó que precisa ser cortado. A individualidade e a relação com o outro; uma amizade que começa na infância, inserida no contexto escolar. Esses são alguns dos aspectos presentes no livro Dois ou um?, de Rodrigo Usba, Ionit Zilberman e Fê Stok, obra de linguagem não verbal lida de forma compartilhada pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

A leitura coletiva possibilitou o compartilhamento de visões, o diálogo entre iguais, o sentimento de representatividade e o despertar da criatividade. Foi nesse contexto que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Móbile e da Móbile Integral receberam Rodrigo Usba. Em um cenário lúdico, montado na Biblioteca, o autor os convidou a fazer parte da história por ele criada, por meio de brincadeiras com tecidos vermelhos e azuis, cores que representam as personagens e que são marcantes em todas as ilustrações. Repleto de questionamentos, o encontro com o autor foi, sem sombra de dúvidas, inesquecível e inspirador para nossos alunos.

Após o encontro, Rodrigo deixou uma mensagem sobre sua visita:

“No Dois ou Um?, utilizamos a amizade como fio condutor de uma narrativa que envolve a noção do Eu, do Outro e do Espaço. Amizades, encontros e limites: como me relacionar com os outros de maneira saudável? Quais os limites e ‘deslimites’ de uma amizade? Quando sou dois, quando somos um? Na experiência com os alunos do 1º ano, utilizamos imagens, sons e o corpo como portas para o desenvolvimento e a integração desses conceitos ‘na pele’. A resposta, a interação e a atenção dos alunos foram surpreendentes. Ficou bem mais fácil entender a diferença entre um laço e um nó!

Até a próxima!

Um abra-laço.”