Semana Edgar Allan Poe

31 de maio de 2017


Os contos de mistério e suspense sempre fascinam os leitores, mas muitas vezes ficamos apenas com as sensações – calafrios, tensão, coração acelerado – que as histórias nos despertam, sem ao menos nos dar conta dos porquês de tais reações.

Com os alunos, isso não é diferente. As histórias que envolvem o sobrenatural, o universo fantástico e mistérios despertam o fascínio e o interesse na leitura e nas discussões em sala de aula. Foi a partir dessa mobilização que a equipe de Língua Inglesa, em parceria com a Biblioteca da Escola Móbile e, no caso do 9º ano, com a disciplina de Artes Cênicas, organizou a Semana Edgar Allan Poe, com uma série de atividades que apresentam aos alunos um pouco da vida e da obra desse autor norte-americano, considerado por muitos o criador do conto policial e uma referência da literatura gótica.

Um dos objetivos dessa parceria foi reforçar no aluno o interesse pela leitura e pela arte. Para isso, diversas atividades foram organizadas.

Inicialmente, espalharam-se pela escola cartazes com fragmentos de obras significativas de Edgar Allan Poe. Além de aguçar a curiosidade dos alunos, os fragmentos escolhidos exemplificavam a exploração estética das palavras quanto aos aspectos sonoros e semânticos, favorecendo uma leitura para além do mero conteúdo, como em “Ah, distinctly I remember it was in the bleak December. And each separate dying ember wrought its ghost upon the floor.” (The Raven), em que a exploração da sonoridade por Poe quase exige do leitor a criação de uma melodia.

Após essa provocação inicial e a discussão sobre a vida e a obra do autor nas aulas de Língua Inglesa, houve, entre os dias 19 e 22 de maio, uma edição especial do projeto Biblioteca Fora da Biblioteca, disponibilizando para empréstimo o acervo de livros escritos por Edgar Allan Poe e títulos de autores influenciados por ele.

Ao final, duas atividades possibilitaram ao aluno uma vivência da obra de Poe a partir de outras linguagens artísticas que não a da literatura. A primeira delas foi uma instalação interativa chamada The Fear Chamber, ou Câmara do Medo, que, com apelos multissensoriais, estimulou os estudantes a pensar sobre seus próprios medos. A segunda situação foi a apresentação do espetáculo teatral The Raven, que, além de oferecer a chance de os alunos observarem uma apropriação da literatura de Poe pela linguagem cênica, contribuiu para projetos teatrais das séries envolvidas (English Festival, para o 6º ano, e Projeto de Teatro do 9º ano), uma vez que ao final dos espetáculos o elenco respondeu a dúvidas do público sobre temas como encenação, interpretação, concentração e expressão corporal.

Situações pedagógicas como a da Semana Edgar Allan Poe, como se vê, reforçam o projeto do Ensino Fundamental II da Escola Móbile em busca de um aluno que encare a literatura e outras manifestações artísticas não como uma necessidade burocrática de ser imperativo conhecer determinados autores e obras por sua representatividade, mas como uma oportunidade tanto da fruição estética quanto de um mergulho naquilo que é essencialmente humano.