Viagem pela história
4 de agosto de 2017
Quando os europeus chegaram ao Brasil pela primeira vez, após uma longa viagem pelo oceano Atlântico, o que encontraram nessas terras? Como era a paisagem desse lugar vista das caravelas? O que levava os homens a enfrentarem os perigos dos oceanos em busca de novas terras? No correr dos séculos que sucederam à chegada dos portugueses ao Brasil, como era o modo de vida das pessoas que viviam por aqui?
Essas foram algumas perguntas que permearam a visita à Exposição Brasiliana, no Itaú Cultural, realizada no 1º semestre pelos alunos do 4º ano. O riquíssimo acervo remonta à história do Brasil dos séculos XVI e XIX pela perspectiva dos artistas viajantes europeus que registraram a paisagem exuberante, os costumes e a cultura brasileira desse período.
A visita monitorada contemplou momentos de apreciação e rodas de conversa que abordaram tanto conteúdos trabalhados em Artes quanto em História e Geografia, promovendo um estudo interdisciplinar.
Encantados com a diversidade da exposição, os alunos foram convidados a observar com mais atenção as gravuras de Debret e Rugendas, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre “os artistas viajantes”, tema abordado em Artes. Além disso, a apreciação de mapas e panoramas que compõem o acervo da Brasiliana disparou uma série de perguntas a respeito do desenvolvimento da cartografia e das grandes navegações, temas desenvolvidos ao longo deste ano em HG.
Foi difícil ir embora, tamanho o interesse dos alunos pela exposição. A visita foi uma verdadeira viagem fascinante pela história do Brasil.
Veja algumas fotos deste estudo do meio que tanto encantou os alunos do 4º ano!