Diálogos entre literatura e cinema

14 de agosto de 2017


Ninguém discorda da importância de oferecer ao aluno a oportunidade de ler bons livros de literatura. Entretanto, essa oferta não basta. Como trabalhar um livro em sala de aula a fim de que as crianças possam não só fruí-lo como também ter nele uma oportunidade de ampliar seu repertório cultural e, consequentemente, sua competência leitora?

As professoras de Língua Portuguesa do 6º ano, Valéria Pereira e Clarissa Mariano, encararam esse desafio durante o trabalho com o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick. Misturando elementos do cinema e dos quadrinhos, essa obra de Selznick aborda, por trás das aventuras de um garoto órfão numa estação de trem em Paris, a magia da sétima arte e o poder da imaginação.

Em 2011, um filme homônimo baseado na obra chegou aos cinemas, dirigido por Martin Scorsese. Alguém pode se perguntar, então: “e se o aluno vir o filme em vez de ler o livro?”. Isso seria um problema se a abordagem do livro fosse limitada à leitura extraclasse para uma posterior avaliação de verificação de leitura, mas o trabalho com o 6º ano do Ensino Fundamental da Móbile vai muito além disso.

Primeiramente, a leitura foi feita também em sala de aula, com o auxílio das professoras, que organizaram atividades para que os alunos compreendessem as técnicas cinematográficas utilizadas nas ilustrações e as relações intertextuais com a história do cinema (por exemplo, a contextualização sobre o importante cineasta George Méliès e sua icônica película Viagem à lua).

Além disso, em vez de ter no filme um “vilão” que substituiria a leitura do livro, as professoras trouxeram a adaptação de Scorsese para o centro do debate, estabelecendo comparações entre as duas obras e discutindo como o roteiro e os recursos utilizados pelo cineasta se relacionam com a história original.

Para finalizar o projeto, os alunos assistiram a uma palestra com o roteirista André Sirangelo, em que puderam – a partir de uma exposição leve e interativa, totalmente adequada à sua faixa etária – tomar contato com as características básicas do gênero roteiro de cinema e retomar discussões sobre temas abordados ao longo da sequência de aulas, como o arco de transformação do herói e a tensão narrativa, entre outros.

O projeto das professoras Clarissa e Valéria, portanto, aponta para uma premissa fundamental na abordagem da literatura no Ensino Fundamental da Escola Móbile: a de reconhecer que a literatura é indiscutivelmente importante na formação dos estudantes, mas que igualmente importante é abordá-la de forma contextualizada, significativa e, sobretudo, cativante para as crianças.