Bailes y ritmos

24 de agosto de 2017


Bailes y Ritmos foi o tema proposto para as apresentações orais do 2° bimestre do curso de Espanhol do 8° ano, que tiveram como objetivo promover a prática oral nesse idioma a partir de manifestações culturais relacionadas à dança. O ciclo incluiu ritmos como el carnavalito (região Andina), o tango (região do Río de la Plata), a cumbia (Colômbia), o bolero e a rumba (Cuba) e, ainda, a jota e o flamenco (Espanha).

O estudo de Bailes y Ritmos iniciou-se no auditório com uma ampla exposição de imagens, vídeos e informações sobre o flamenco, além da exibição de um roteiro com orientações úteis para que os alunos pudessem montar sua própria apresentação na fase seguinte do trabalho. Nessa ocasião, os alunos também tiveram a oportunidade de manusear objetos característicos dessa expressão artística, tais como: abanicos (leques), mantón de Manila (xale espanhol), sombrero cordobés (chapéu característico da região espanhola de Andaluzia), o vestuário completo de Sevillana e, claro, as castañuelas (castanholas).

Depois de terem realizado suas próprias apresentações sobre o tema, os alunos assistiram a um espetáculo da Companhia de Flamenco Miguel Alonso. O show contou com três músicos (guitarrista, percussionista e cantor) e quatro bailarinos, que, graças ao seu ritmo e beleza, arrancaram muitos ¡Olés! da plateia na etapa final do trabalho.

Equipe de Espanhol