“Machuca” e os antecedentes do golpe militar no Chile

25 de outubro de 2017


Parte integrante do curso de Estudios Culturales, o tema Dictaduras latinoamericanas: Chile y Argentina tem como objetivo apresentar circunstâncias históricas e políticas nas quais esses dois países da América Latina passaram a ser liderados pelas Juntas Militares, bem como discutir práticas desse sistema, como a censura e as violações aos direitos humanos.

Na primeira parte desse estudo, apresentou-se um panorama da história recente do Chile, da vitória democrática do socialista Salvador Allende na disputa à presidência do país, em 1970, à crise econômica, social e política que enfrentou o seu governo, interrompido pelo golpe militar de 1973 liderado por Augusto Pinochet e apoiado pelos Estados Unidos.

Na etapa seguinte, foi apresentado o filme Machuca (2004), no qual o diretor Andrés Wood reconstrói o difícil cenário da política de Allende e os últimos dias da sociedade chilena sob o seu governo. A partir dos encontros e conflitos que marcam a amizade entre dois meninos de classes sociais diferentes dentro e fora da escola, apresentam-se aspectos da história coletiva que expressam a deterioração da democracia no país.

Posteriormente, os alunos tiveram a oportunidade de discutir o tema em espanhol com a Profa. Dra. Solange Munhoz, cuja pesquisa se centra nos temas da ditadura e do exílio. Nessa ocasião, a palestrante abordou os aspectos individual e coletivo da narrativa de Machuca, da evolução dos personagens à visão da escola como um microcosmo da sociedade.

Equipe de Espanhol