Cultura de Mão em Mão
7 de novembro de 2017
Todos os anos, a Escola Móbile sensibiliza e mobiliza os alunos do 2º ao 5º ano a participar do projeto Cultura de Mão em Mão. Nesse projeto, as crianças são motivadas a organizar uma ação comunitária, junto com a equipe pedagógica.
Neste ano, o 5º ano manteve a parceria iniciada ano passado com a ONG IKMR, que atende crianças refugiadas, e o 3º ano foi convidado a participar dessa união. Essa ONG é uma instituição que dá apoio aos refugiados que chegam ao Brasil e promove diversos projetos em prol deles. Entre os programas desenvolvidos pela instituição, o de ensino para crianças em idade escolar e de acolhimento delas tem sido o foco de nossas parcerias.
Como no ano anterior o 5º ano havia doado variados livros literários, as educadoras da IKMR lançaram um novo desafio para nós em 2017: produzir jogos pedagógicos para auxiliar na alfabetização e no domínio da língua portuguesa. O desafio lançado foi acolhido com muito entusiasmo por nossa equipe de Coordenação, assistentes de Coordenação e assistentes de classe, afinal, poderíamos promover os alunos a um novo lugar nesse projeto: eles passariam a ser os protagonistas tanto na confecção dos jogos quanto na arrecadação de livros para alfabetização, tarefa assumida pelo 3º ano.
No decorrer do trabalho, os alunos puderam perceber que tanto os refugiados quanto os imigrantes favoreceram e favorecem o desenvolvimento da diversidade cultural de nosso país, trazendo na bagagem variadas e valiosas experiências. Durante todo o processo, tivemos discussões e reflexões muito ricas sobre a questão dos refugiados e dos imigrantes.
Conhecido nosso público-alvo, produzimos os jogos e organizamos uma conversa com o 3º ano sobre os tipos de livros que precisaríamos arrecadar para esse projeto. O 5º ano propôs diferentes formas de sensibilização para promover o maior número de doações de livros, destacando-se a brincadeira com idiomas diferentes e os vídeos com depoimentos de imigrantes ou refugiados.
Quanto aos jogos, propusemos que os alunos criassem, a partir de materiais reutilizáveis, atividades que favorecessem o aprendizado da língua e da cultura de nosso país. Nas aulas de Orientação Educacional, foram feitos os trabalhos de pesquisar possíveis jogos e fazer adaptações, produzir e registrar as regras do jogo, selecionar materiais recomendáveis e úteis para confecção do jogo, produzir e confeccionar o jogo propriamente dito e, por fim, apresentar o produto final.
Durante todo o processo, desde a fase de sensibilização até o encontro com as educadoras da ONG para entrega dos jogos e para conversa sobre os refugiados, os grupos puderam olhar o outro e se colocar na posição de cuidado com o outro. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito, cooperação e valorização da diversidade e da condição empática em cada situação social que vivenciaram, além de tomar consciência de que a ação individual pode fazer a diferença para a melhoria da nossa sociedade.
Ao final do processo, avaliamos o percurso, e os alunos registraram, a partir de algumas perguntas propostas, suas aprendizagens.
Equipe do 5º ano