Cuidado com a Cuca!

14 de dezembro de 2017


A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela também é conhecida por meio da obra infantil Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Causadora de fascínio e ao mesmo tempo temor, ela permeou as conversas e brincadeiras do Infantil 3 no projeto deste semestre.

Popularmente descrita como tendo a forma de um jacaré com longos cabelos loiros, a Cuca, no livro original escrito por Lobato em 1921, é apresentada como uma bruxa velha com cara de jacaré e garras nos dedos como gaviões.

Mas e no imaginário infantil? Como será que essa personagem se configura?

Respeitando a liberdade criativa das crianças, produzimos a exposição Cuidado com a Cuca!

Cada sala reuniu-se em grupo e pensou em como seria a Cuca de sua imaginação. Desde a textura da pele aos cabelos e trajes, os alunos idealizaram e confeccionaram bonecos para representar a personagem.

Algumas Cucas receberam cabelos de lã. Já outras, olhos e boca pintados com tinta. Além disso, várias foram contempladas com roupas coloridas. Outras foram agraciadas com laços para os cabelos.

Foram dias conversando a respeito e trabalhando em conjunto na confecção desses bonecos. Por meio dessa criação, as crianças projetaram suas emoções a respeito da personagem, inventaram histórias e trabalharam com a fantasia.

Quando as Cucas estavam prontas, as crianças foram passear com elas pelos pátios da escola, assustando e ao mesmo tempo encantando a todos.