Trajetória do herói e mitologia

8 de março de 2018


Como parte do ciclo Cinema e Saber, foi apresentado aos alunos, em fevereiro, o filme Fúria de Titãs 2, que conta a história do chamamento de Perseu por seu pai, Zeus, para que, juntos, enfrentem a tentativa de Cronos de retomar seu poder na Terra e, assim, destruir os deuses e toda a Humanidade.

O filme possibilitou a análise crítica e a verificação dos passos do herói, considerando o conceito de “monomito”, uma jornada cíclica, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell, desenvolvido em O herói de mil faces. Além disso, outros conceitos apresentados em Breve história do mito, da escritora Karen Armstrong, também foram levantados, como parte da fundamentação teórica da atividade, para que os alunos tivessem seu olhar dirigido/sensibilizado durante a exibição do filme.

Como parte integrante para a compreensão do filme e para discussão e análise crítica sobre o monomito de Perseu, outro material, muito especial, foi usado no trabalho com os alunos: o vídeo de conclusão de Iniciação Científica “O que é mito hoje” (https://www.youtube.com/watch?v=QFUQQ4wRVG4), de André Salém, orientado pelo professor de Filosofia, Felipe Corazza, em 2014.

O evento foi organizado pelos professores Denise Mendes (História) e Diego Toscano (Estudos Literários) e constitui uma oportunidade de aprofundamento das discussões realizadas sobre a produção de narrativas pelo Homem, ocorridas simultaneamente nos cursos de História e Estudos Literários. Os alunos, a maioria do 1º ano do Ensino Médio, aprenderam que os passos dados pelo herói clássico, como os de Perseu, não estão “perdidos no seu tempo”; são ainda, nos dias atuais, muito presentes na realidade de qualquer um que precisa enfrentar e vencer os mais distintos desafios em sua trajetória como ser humano.

Diego Toscano é professor de Estudos Literários do Ensino Médio.