Aprendizado ao ar livre
11 de julho de 2018
Como parte do estudo da disciplina de História e Geografia, os alunos observam as mudanças e permanências nas ruas e nas construções da cidade de São Paulo ao longo do tempo. Além disso, identificam diferentes formas de uso da rua e a apropriação do espaço público. A partir do tema “Memória e Infância”, os alunos estudaram o gênero relato pessoal e puderam refletir sobre o fato de que muitas crianças, tanto no passado quanto no presente, se divertem em espaços como ruas, parques e praças.
Para que os alunos entendessem esse conteúdo de forma significativa, levamos todas as turmas para brincar na viela localizada próximo à Rua Araguari. Essa saída favoreceu a aproximação do espaço público de maneira lúdica e também proporcionou o estabelecimento de relações sobre o uso da rua no passado, tal como foi abordado em sala, nas aulas em que exploramos os relatos pessoais.
O clima do dia contribuiu conosco: a temperatura amena e o sol deixaram a atividade ainda mais prazerosa. Ao chegarem à viela, os alunos foram surpreendidos pelo Trio Histórias de Brincar, que interagiu com um grande repertório de brincadeiras antigas e contemporâneas. Os alunos dançaram, cantaram e correram por todo o espaço, tendo uma experiência diferente com o espaço público.
Veja o vídeo das atividades realizadas.