Estudo do Meio em São Luiz do Paraitinga

20 de julho de 2018


Os Estudos do Meio são atividades especiais dentro do nosso projeto pedagógico que permitem aos alunos um mergulho na complexidade de outras realidades para produzir novos saberes. Nesses momentos, é possível perceber que o conhecimento é construído como uma teia, na qual cada disciplina contribui com aspectos específicos, porém interdependentes, garantindo ao Estudo do Meio um caráter multidisciplinar.

O trabalho pré-campo, preparatório para o estudo, aconteceu em diversas etapas e envolveu palestras, estudo de textos, levantamento de perguntas e hipóteses a respeito de aspectos culturais e geográficos da cidade e elaboração de entrevistas. Dessa forma, puderam ser colocados em prática procedimentos de investigação.

A cidade de São Luiz do Paraitinga foi o espaço que permitiu aos alunos e alunas experiências que ampliaram significados sobre: patrimônio histórico e cultural, a relação entre o público e o privado, a relação com o tempo – entendido aqui como elemento subjetivo, espaços de convivência e vida em comunidade, tradições rurais e o sagrado como elemento integrador da coletividade. Foi uma oportunidade de os estudantes vivenciarem, mesmo que por um breve período, o ritmo de vida e a rotina dos moradores de um lugar tão diferente do seu de origem, além da educação de um olhar sensível para outra realidade. Além disso, realizaram experimentações na área de Ciências, conhecendo processos alternativos de produção de energia e conceitos relacionados ao manejo sustentável do ambiente num sítio de permacultura.

O ciclo de aprendizagem investigativa não se encerrou na preparação e no trabalho de campo. No pós-campo, as entrevistas realizadas resultaram em debates e produções de textos na áreas de História e Geografia; as observações, os registros e as imagens captadas na exploração sensorial da cidade se transformaram em crônicas nas aulas de Português; e o trabalho realizado no sítio de permacultura trouxe a possibilidade de reelaborar o projeto de engenharia, que tem como objetivo, nas aulas de Ciências, construir um aquecedor solar.

Acreditamos que as aprendizagens desenvolvidas no Estudo do Meio contribuem decisivamente para a formação de um sujeito autônomo, tanto do ponto de vista social como acadêmico. É um trabalho que exige a valorização de relações de convivência, pautadas no respeito mútuo e na empatia.

Certamente, ficam na memória os momentos de aprendizagem, conquistas e alegrias na convivência com alunos e professores.