Cartografia: exploração do entorno da Escola Móbile
7 de agosto de 2018
A produção de mapas apresenta-se como uma prática social que revela a apropriação do espaço realizada por diferentes sociedades ao longo do tempo. Desde os primeiros agrupamentos humanos, homens e mulheres desenvolveram meios de registrar suas orientações e conhecimentos sobre os lugares por onde passaram, por meio de representações gráficas que vieram a compor a cartografia como a ciência que conhecemos hoje.
Como parte do estudo sobre os deslocamentos humanos pelo planeta, os alunos do 4º ano estudaram a função prática e social da cartografia, compreendendo como essa ciência influenciou os avanços na ocupação humana dos continentes. Esse projeto foi realizado nas seguintes etapas:
- Leitura de diferentes mapas produzidos ao longo da história; apropriação da linguagem cartográfica, como o uso de legendas e a utilização de símbolos e cores para representação do espaço.
- Caça ao tesouro pelo espaço interno da escola, com o uso de mapa.
- Saída pedagógica a pé passando pelas ruas Araguari, Visconde de Cachoeira e Diogo Jácome. Investigação de pontos de referência nesse percurso e coleta de informações por meio de caderno de campo e iPad.
- Descrição do percurso realizado e produção do mapa com base nos registros realizados no trajeto.
- Exposição dos mapas do entorno da Móbile produzidos pelos alunos.
No decorrer do projeto, os alunos refletiram sobre a importância da observação atenta do espaço para a elaboração de mapas, identificando necessidades e dificuldades enfrentadas nesse processo. Também puderam perceber que um mesmo lugar pode ser representado de maneiras diferentes, dependendo do olhar de quem o observa.
Veja as fotos dessa atividade que tanto envolveu os alunos!