Ciência da Computação na USP
7 de agosto de 2018
A seguir, ex-alunos da Móbile nos contam sobre sua experiência universitária.
Ciência da Computação na USP
Gabriel Guerra
Nunca fui do tipo de pessoa que pensa muito no futuro; sempre priorizei o que estava na minha frente no momento. Por isso, escolher a minha carreira foi bem difícil (isso se ainda mantiver a escolha e não mudar novamente). Como não tinha uma área ou mesmo matéria favorita, optei por ir a todos os eventos relacionados à escolha de carreira organizados pela Móbile: encontros com profissionais, visitas às universidades, grupo de Orientação Profissional (OP) e atendimentos individuais com a Coordenação.
Pessoalmente, creio que haja enfoques diferentes em cada um desses eventos: passar informações diretas sobre carreiras que já são procuradas ou ajudar a procurar alguma profissão que possa ser interessante para cada um de nós. Os encontros com profissionais servem, no geral, como exemplos do primeiro caso, sendo situações nas quais profissões almejadas pelo aluno devem ser previamente selecionadas, uma vez que é preciso escolher a quais palestras do evento assistir. Nesses eventos, dúvidas e características gerais de cada área são explicadas por profissionais e ex-alunos. Com esses encontros, a Móbile me ajudou a conhecer profissionais das mais diversas especialidades, expandindo não apenas meu conhecimento acerca das carreiras as quais eu já considerava, mas também apresentando outras possibilidades de profissão e/ou curso universitário. Isso se potencializou com a ida à Feira de Profissões da USP.
Já os encontros do grupo de OP e os atendimentos individuais me serviram bem por eu possuir dúvidas mais abrangentes, como não saber nem mesmo qual era minha principal área de interesse. Ao conhecer as dúvidas e possibilidades de outras pessoas e receber auxílio de pessoas que já são mais experientes com relação à escolha da carreira, podemos pensar melhor no que desejamos efetivamente, focando principalmente em nós mesmos. Ainda assim, os encontros em grupo possibilitam até mesmo ajudar os outros com suas dúvidas, de forma que a tomarmos decisões mais conscientes. Ainda que nesses encontros estejamos com colegas que não necessariamente tenham interesses semelhantes entre si, os coordenadores fazem de tudo para que possamos correr atrás de informações mais específicas sobre nossos cursos e carreiras por conta própria, disponibilizando sites ou artigos interessantes para que tenhamos as informações necessárias para nos decidir.
Assim, algumas palestras e encontros com profissionais me ajudaram a ter mais informações sobre áreas diversas, enquanto os encontros do grupo de OP e os atendimentos individuais aumentaram meu autoconhecimento. Recomendo os atendimentos e o grupo até mesmo para quem tem pouca dúvida quanto à carreira que irá seguir, pois eles possibilitam uma maior segurança no processo de decisão, além de serem extremamente divertidos.