Um olhar investigativo sobre a cidade de São Paulo
7 de agosto de 2018
Um dos pontos centrais do projeto “Um olhar investigativo sobre a cidade de São Paulo” é desenvolver em nossos alunos e alunas do 6o ano uma atitude ativa e reflexiva diante das aprendizagens, de modo que tomem consciência de que o sentido do conhecimento está na transformação do sujeito e da sociedade.
Nesse aspecto, o projeto propõe aos nossos estudantes o desafio de conhecer com maior profundidade a cidade em que vivemos, de reconhecer a multiplicidade de fenômenos que compõem a vida urbana, de construir um sentimento de orgulho pela cidade e de vislumbrar uma São Paulo mais amigável e humana para todos. Os temas de investigação são bastante variados e abrangem desde pesquisas sobre a história dos povos e culturas que constituem a população paulistana, passando pela produção artística, até reflexões e propostas de soluções para os duros desafios contemporâneos de nossa metrópole, como a preservação da fauna e flora e a distribuição de alimentos, o acesso à moradia e ao transporte para 11 milhões de habitantes.
Coordenados pela equipe docente de Ciências, Geografia, Artes, Matemática, História, Inglês e Língua Portuguesa, os alunos, por meio de atividades práticas e colaborativas, são estimulados a pensar sobre os saberes já construídos pela humanidade, a problematizar questões contemporâneas, a interpretar múltiplas fontes de informação e a analisar diferentes estratégias de pesquisa.
Em processo intenso de diálogo, participação, cooperação – e mobilizados por questões controversas sobre a cidade –, nossos alunos tomam contato com inúmeros saberes, não como produções prontas e acabadas, mas como problemas a serem investigados e solucionados. E como todo conhecimento merece ser compartilhado, no final do processo, os grupos de pesquisa organizam as informações captadas e as comunicam aos colegas por meio de seminários.
Acompanhe a seguir o vídeo que sintetiza as diferentes etapas do projeto, vivenciadas de maneira intensa por nossos grandes pesquisadores!