Oficina de Bordado Livre

20 de agosto de 2018


Alunas e alunos do 8º ano da Escola Móbile vivenciaram uma oficina de bordado livre como atividade de encerramento do primeiro semestre. A atividade busca proporcionar o exercício do fazer criativo e da expressão da identidade pessoal utilizando técnicas de bordado. Além disso, conecta-se ao projeto Ensinar e Aprender, que ocorre na aulas de Orientação Educacional e tem por objetivo o compartilhamento de saberes teóricos e práticos entre alunos e alunas.

As oficinas foram ministradas pela designer gráfica Juliana Mota, que hoje se dedica apenas ao bordado e já ocupa um espaço significativo entre os novos artesãos de São Paulo. Juliana, cuja experiência com oficinas envolve grupos de idades diversas em espaços destinados a oficinas criativas de artesanato, relatou que ministrar a oficina para adolescentes em uma escola foi uma experiência inédita e bastante surpreendente, pois eles se mostraram “curiosos e envolvidos com a proposta”.

Nesses encontros, alunas e alunos bordaram combinações de desenhos de traços simples e palavras ou frases escritas, experienciando o bordado livre.