6º ano investiga percurso da água

6 de setembro de 2018


“A água de boa qualidade é como a saúde

ou a liberdade: só tem valor quando acaba.”

(João Guimarães Rosa)

Se a água é um recurso renovável, por que estamos passando por um período de crise hídrica?

Mobilizados por essa abrangente e desafiadora questão, os alunos do 6º ano partiram para mais um trabalho de campo. Orientados pelas disciplinas de Ciências e Matemática, e imersos em discussões que abordam temas atuais e amplamente divulgados na mídia – Sistema Cantareira, volume morto, escassez de chuvas, estado de alerta, seca no Sudeste, desperdício, precipitações, mananciais , os alunos do 6º ano investigam a questão da crise hídrica em toda sua complexidade.

As turmas foram divididas em grupos de trabalhos e realizaram estudos em diferentes espaços: manancial, estações de tratamento de água, de captação de água, de tratamento de esgoto e um córrego urbano. Em cada um desses locais, os alunos buscaram respostas para as seguintes questões:

  • De onde vem a água que chega aqui?
  • Para onde vai a água que sai daqui?
  • Qual é a importância desse local no caminho da água da natureza até nossas torneiras e depois na volta para a natureza?
  • O que poderia ser feito, nesse local, para minimizar a crise hídrica que estamos vivenciando?

Com essa primeira pesquisa, atingimos um de nossos objetivos: reconhecer o caminho da água na sociedade, identificando os elementos que aparecem em cada etapa que podem contribuir com a crise hídrica.

De maneira a desenvolver as habilidades socioemocionais, especialmente o aspecto colaborativo da produção em grupo, o retorno para a sala de aula adquire um aspecto importante. Um novo grupo será formado com integrantes que participaram de diferentes pesquisas, visitando diferentes lugares. Assim, a responsabilidade de cada um dos integrantes do agrupamento pela coleta de dados e apresentação dessas informações para o novo grupo toma uma importância fundamental.

Conhecendo o trajeto da água na sociedade, somos capazes de analisar de forma mais crítica as informações recebidas pelos meios de comunicação sobre a crise hídrica, assim como as estratégias de economia de água sugeridas em períodos como este.

Dando prosseguimento ao trabalho, a próxima etapa, ainda a ser desenvolvida, terá como foco o consumo que o ser humano faz da água. O conceito de pegada hídrica trará outras noções especialmente sobre o consumo indireto de água. Finalizando o projeto, a proposta é que os alunos possam reunir os dados coletados, junto com os conceitos aprendidos, e elaborem uma campanha de economia de água que seja mais eficiente.