Por que aprender Matemática?

11 de setembro de 2018


Não são poucas as vezes em que nos deparamos com essa pergunta um tanto incômoda. É muito difícil entender exatamente o que levou nossa sociedade a valorizar tanto o estudo dessa área do conhecimento. Frequentemente, quando nos questionam sobre o aprendizado de Matemática, acabamos nos esquivando e respondendo para quê, em lugar de por quê. Essa resposta, contudo, não sacia quem pergunta nem quem responde; pensar na Matemática como algo exclusivamente utilitário faz com que as pessoas que não usam esse conhecimento fiquem sem entender o sentido de estudar tanto essa disciplina.

No início de setembro, o Ensino Médio da Móbile buscou enfrentar essa dificuldade por meio do III Desafio de Matemática. Cento e vinte alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio participaram de uma atividade na qual cada grupo representava uma civilização em busca de enxergar padrões da natureza e traduzi-los em uma linguagem comum, capaz de facilitar a sobrevivência e o desenvolvimento da nossa espécie. Cada grupo, composto por alunos dos quatro anos escolares participantes, tinha de responder a uma série de desafios para obter recursos que garantiriam sua sobrevivência, ao mesmo tempo que precisava resolver doze desafios mais complexos que concediam, quando respondidos corretamente, pontos de desenvolvimento àquela civilização. Esses últimos doze desafios versavam sobre formas encontradas pelos seres humanos para expressar, por meio de uma linguagem, padrões vistos na natureza, como a composição das cores, as notas musicais, ou até mesmo o acaso, representado pelo estudo da probabilidade.

Nosso objetivo era propiciar aos participantes uma compreensão da Matemática como a língua criada pelos seres humanos para representar fenômenos da natureza, tão abstratos. Tal contribuição foi de imensa importância para o desenrolar de nossa história em todas as partes do planeta. Faz sentido, portanto, que a Matemática seja um importante elemento do processo de aprendizagem de um aluno, por se tratar de um modo de comunicação comum a toda nossa civilização e que nos ensina a trabalhar com padrões da natureza que estão envolvidos em todas as áreas do conhecimento.

 

Equipe de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.