Uma deliciosa aula de Ciências no Jardim Botânico!
20 de setembro de 2018
No curso de Ciências do 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos exploram ambientes, identificam os elementos vivos e não vivos e estudam o ciclos da natureza por meio do método investigativo. Para tornar tal aprendizagem ainda mais significativa, as crianças foram ao Jardim Botânico de São Paulo.
Lá, elas puderam fazer observações, registros gráficos e escritos em seu caderno de campo e, ainda, criar hipóteses sobre aquele ambiente. O contato direto com a natureza, com animais e seus filhotes e com plantas e flores diversas, torna o trabalho investigativo ainda mais interessante. A estufa, com todas as suas características, apresentou mais uma possibilidade de estudo, pois os alunos puderam verificar que, nesse ambiente protegido, é também possível observar as transformações pelas quais os seres vivos passam para assegurar sua continuidade.
Durante o estudo, foi possível perceber que os alunos permaneceram curiosos, inclusive no momento do lanche, quando dividiram espaço com alguns animais e apreciaram a paisagem curtindo a brisa nas árvores.
O estudo ainda não terminou… O ciclo marcado pelo dia e pela noite será nosso próximo foco de investigação, e, como uma forma de iniciar as atividades sobre esse tema, os alunos observaram a sombra de um objeto em dois momentos, na entrada e na saída do Jardim Botânico, e fizeram seus registros. A comparação dos diferentes resultados proporcionou várias indagações: O tamanho da sombra é o mesmo? O que provoca essa mudança? Essas perguntas serão investigadas nas próximas atividades.