Educação ambiental

5 de dezembro de 2018


No curso de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental, o grande tema pesquisado pelas crianças é Extinção. Dessa forma, elas investigam as relações ecológicas que explicam o desaparecimento das espécies e as ações humanas que aceleram ou desaceleram seu ritmo.

A fim de promover uma síntese de todo o percurso de aprendizagem, mas principalmente de realizar uma coleta de dados referentes a ações de conservação da fauna local, realizamos uma saída pedagógica ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – Mata Ciliar (CRAS), em Jundiaí.

Essa instituição foi implantada em 1997 e tem por objetivo receber animais vulneráveis – vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, caça e tráfico, entre outros acidentes –, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura deles em seu ambiente natural.

Durante a atividade, os alunos realizaram uma visita guiada aos recintos do espaço, com a ajuda de funcionários do CRAS e de uma equipe contratada para nossa visita. Por meio de entrevistas ou da tomada de notas em campo, as crianças obtiveram informações sobre as causas que levaram os animais a estar naquele lugar e as medidas de reabilitação deles. Além disso, tiveram a oportunidade de registrar as experiências e histórias que os sensibilizaram, as quais, com os demais dados, foram utilizadas para a continuação do trabalho em sala de aula.

De volta à escola, os alunos vêm concebendo e construindo uma exposição interativa com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar dos prejuízos ambientais e éticos do tráfico de animais silvestres.