Momento Foco: uma novidade na rotina dos alunos da Móbile Integral
17 de junho de 2019
Aulas, lanche e pátio, mais aulas, almoço, descanso, últimas aulas e saída. Nessa rotina, incorporamos em 2019 uma pausa destinada ao Momento Foco. Trata-se de um momento planejado na rotina dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I que visa, por meio do controle da respiração, ensiná-los a concentrar-se, manter-se atentos e a controlar o fluxo de suas emoções e pensamentos.
Em parceria com Satyanatha, mestre em meditação, capacitamos toda a equipe pedagógica a ministrar essa atividade. Apoiados por um aplicativo com exercícios e técnicas de respiração e meditação criado por Satyanatha, os alunos são convidados a fazer um mergulho em um mundo interno. “Hoje, aprendi a dormir dentro de mim”, falou um aluno do 4º ano ao encerrar o Momento Foco. Olhar para cada pensamento, cada emoção, nos leva a falar sobre eles, a redirecioná-los, contribuindo para o autoconhecimento e autocontrole.
Como parte do processo de implantação desse projeto, os alunos tiveram um encontro com Satyanatha, que lhes proporcionou o entendimento do impacto da meditação em suas vidas e na própria vida desse mestre em meditação. Você é deste mundo Sat?”, perguntou um aluno. A presença de Satyanatha o torna concreto, assim como o mundo interno de cada criança, que, mesmo abstrato, é absolutamente real.
O efeito desse projeto tem se estendido para as casas dos alunos. Alguns pais comentam sobre o pedido dos filhos para meditarem juntos. Ainda, há aqueles que pedem para realizarmos o Momento Foco antes da prova. Em situações de conflito, tem sido comum as crianças reconhecerem a necessidade da respiração calma e profunda como recurso para lidar melhor com sua resolução. São as transferências das ferramentas e técnicas de respiração e mentalização pouco a pouco ensinadas e aprendidas.
Como diz Satyanatha: “O mundo precisa de pessoas que meditem. O mundo precisa de crianças que meditem.” Concordamos plenamente com ele ao reconhecer que, ao oferecermos, desde a mais tenra infância, ferramentas e técnicas que favoreçam o controle da mente, a máquina mais complexa de pilotar, contribuiremos para um mundo melhor. Se a mente estiver desorganizada, caótica, com pensamentos temerosos ou raivosos, nossas ações refletirão tal estado. Se resgatarmos a alegria e o amor por meio de memórias e símbolos, expressaremos na relação com o outro tal estado. Assim, a criança e o adolescente aprendem, pouco a pouco, que são “os pilotos” responsáveis por seus estados de ser no mundo.