English Cultural Fair – 8th and 9th Grades
10 de setembro de 2019
No dia 9 de agosto, ocorreu a primeira sessão do evento para as turmas de 8º e 9º ano. As atividades dessa manhã foram organizadas em dois períodos, ambos compostos por uma palestra TED talk e 15 oficinas culturais.
O primeiro TED foi apresentado por Vinícius Nobre, educador e mestre em Language Education pela Universidade Chichester do Reino Unido. Vinícius discutiu o tema Cultural Diversity (Diversidade Cultural) e levou os alunos a pensar sobre a importância e os desafios desse assunto para uma formação cidadã.
“Diversity enhances creativity. It encourages the search for novel information and perspectives, leading to better decision making and problem solving. Diversity can lead to discoveries and breakthrough innovations.”
(Vinícius Nobre)
“A diversidade amplia a criatividade. Ela encoraja a busca por novas informações e novas perspectivas, levando-nos a tomar decisões melhores e a resolver problemas. Diversidade pode nos conduzir a descobertas e avanços inovadores.”
O segundo TED, que abordou o tema Global Citizenship (Cidadania Global), foi conduzido pela educadora Tarsila Cimino e também contou com a participação da educadora jamaicana e refugiada nos Estados Unidos Davinia James-Stewart, fundadora do projeto Penny4Girls, que levanta fundos para o financiamento de educação para meninas em países em desenvolvimento. Juntas, elas contagiaram os alunos com positividade e propuseram uma discussão acerca do caminho percorrido por cada um dos rumos para uma cidadania global e empática.
“My aim to come here was to plant a seed inside your hearts. The seed of possibilities. I do hope this experience here had what it takes to help you look around and find them.”
(Tarsila Cimino)
“Meu objetivo ao vir aqui era plantar uma semente dentro do coração de cada um. Uma semente de possibilidades. Espero que esta experiência tenha o necessário para ajudá-los a olhar ao redor e encontrá-las.”
“Education is a way of life. It’s freedom. Education emboldens us to shatter glass ceilings, to test limits, and to become the agents of change our world so sorely needs.”
(Davinia James-Stewart)
Educação é um estilo de vida. É liberdade. A educação nos encoraja a estilhaçar tetos de vidro, testar limites e nos tornar agentes de mudança num mundo tão carente.”
Além dessas vivências, que proporcionaram momentos reflexivos, os alunos se dividiram entre 15 oficinas multiculturais e puderam validar o uso da língua inglesa como ferramenta para ampliação de repertório cultural e troca de experiências. Dentre as atividades propostas, destacamos as oficinas de dabke (dança do Oriente Médio), de caligrafia árabe e de turbantes africanos, organizadas em parceria com o Abraço Cultural – um projeto que conta com refugiados como professores de idioma e cultura.
Quer saber mais sobre o projeto do Abraço Cultural?
Acesse: www.abracocultural.com.br
O tema dos refugiados também foi contemplado na oficina de poesia Words of a Refugee – Palavras de um refugiado –, orientada pelo professor Douglas Sousa. Nesse encontro, os alunos leram poesias produzidas por autores cujas famílias ou eles mesmos passaram por situação de refúgio, refletiram sobre os sentimentos e desafios enfrentados por essas pessoas e analisaram as possíveis semelhanças entre as vidas delas e as suas. Ao final, produziram poemas como forma de compartilhar esses aprendizados.
I miss the routes
That were not taken
I miss the plans
That are, now, broken
The life I could not live
The goodbye I could not give.
(Catharina Haddad & Maria Fernanda Biar)
She HAD a dream
He HAD a home
they WENT to school
until the borders closed
(Mafê B., Jubilut, Rosito, Miguel)
Outra atividade marcante do English Cultural Fair foi a oficina online sobre identidade e representatividade, ministrada por Cláudia Colla – educadora e diretora do Período Estendido –, diretamente de Oklahoma, Estados Unidos.
“(…) I had to rethink my roles and the White Privileges that I’ve always had in Brazil as being White and I don’t have here as being a Person of Color. And when you go over your roles, you’re more prepared to be active in society.”
(Cláudia Colla)
“Eu tive de repensar meu papel e os privilégios que eu sempre tive no Brasil como uma pessoa Branca e que eu não tenho aqui como uma Pessoa de Cor. E, quando você revisita seus papéis, você se torna mais preparada(o) para ser mais ativa(o) na sociedade.”
A equipe do Inglês Móbile, curso opcional de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II, também marcou presença com workshops sobre: Representatividade e Cultura Cubana, conduzido pelo professor Frederico Olívar; Animes e Tokusatsus, no qual todos exploraram aspectos da cultura japonesa guiados pelo professor Henrique Bueno; Literature and Cinema, com a professora Camila Viana; e Language and Culture, no qual as professoras Marcia Bernhard e Marina Corró estimularam os alunos a refletir sobre a estreita relação entre a cultura e a língua de um povo.
Também contamos com a parceria das editoras Richmond, National Geographic – Cengage Learning, Macmillan English, Pearson Education e Cambridge University Press, que organizaram vivências relacionadas aos temas do evento.
Acreditamos que experiências como as vividas nesse dia, além de validar os aprendizados linguísticos adquiridos ao longo do curso de língua inglesa, promovem a construção de significados e ampliam a biblioteca cultural de todos, permitindo, assim, a formação de valores e competências essenciais para uma atuação cidadã em uma sociedade multicultural e plural.
Paulo Rogerio Rodrigues
Coordenação de Inglês do Ensino Fundamental – Escola Móbile