IV Desafio de Matemática

11 de setembro de 2019


“[…] a área de Matemática e suas Tecnologias tem a responsabilidade de […] promover ações que ampliem o letramento matemático […]. Isso significa que novos conhecimentos específicos devem estimular processos mais elaborados de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar que permitam aos estudantes formular e resolver problemas em diversos contextos com mais autonomia e recursos matemáticos.”

(Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, p. 528-529.)

 

O IV Desafio de Matemática, realizado no final de agosto, buscou estimular as diferentes habilidades relacionadas ao pensamento lógico-matemático nos participantes. Para isso, os 120 alunos – de 9º ano do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio – foram divididos em delegações de países do continente americano para competir nos Jogos Pan-americanos de Matemática.

Cada uma das doze modalidades foi bolada a partir de uma das cinco competências específicas levantadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em relação à área de Matemática e suas Tecnologias. Para vencer, as equipes precisavam ganhar o maior número de medalhas possível – objetivo que só seria alcançado se os participantes soubessem trabalhar em grupo, explorar pensamentos criativos e analíticos e ter foco, determinação e agilidade física e mental.

Ao final dos Jogos, a delegação mais bem colocada no quadro de medalhas geral ganhou um dia no Encounter com a equipe de Matemática para participar de um torneio de jogos de tabuleiro, com direito a prêmio para o vencedor! Além disso, esse momento também foi aproveitado para premiar e homenagear alunos e alunas medalhistas no Concurso Canguru de Matemática, a “maior competição internacional de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em 75 países”.

Com essas atividades, seguimos em busca de uma Matemática mais relevante, estimuladora dos processos mais elaborados de reflexão e abstração propostos pela BNCC, desconstruindo a ideia de que essa área do conhecimento tem apenas finalidade técnica.

 

Equipe de Matemática do Ensino Médio
Guilherme Pasmanik – Coordenador do Desafio de Matemática