Projeto de combate ao bullying

11 de setembro de 2019


Uma das principais funções da escola é a socialização dos alunos. No convívio com colegas e professores, enquanto crescem, crianças e jovens participam de redes de relações interpessoais – distintas das relações familiares –, com as quais constroem conhecimento sobre a sociedade e seus valores e sobre as normas e atitudes que lhe são decorrentes.

A reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas faz parte das intenções educativas maiores da Móbile Integral, que, comprometida com a formação para a cidadania, realiza um trabalho que possibilita o desenvolvimento da autonomia moral dos estudantes, condição para a reflexão ética. Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, valores referenciados no princípio da dignidade do ser humano e um dos fundamentos da Constituição brasileira, estão inseridos em nosso projeto.

Nessa perspectiva, o tema da Ética está presente em nosso projeto pedagógico, tanto em experiências que ocorrem em decorrência do convívio na escola – nas relações com os alunos e entre eles, fora e dentro da sala de aula, na relação com os professores e demais profissionais da escola –  como nas diversas temáticas estudadas nos currículos das disciplinas.

Paralelamente às ações que vêm sendo realizadas com a participação de todos os estudantes, foi dado início a um programa de atuação para intervenção nos conflitos por meio de Equipes de Ajuda – uma forma de sistema de apoio entre iguais em que a cooperação e a colaboração são eixos centrais. Nas palavras de seu criador, o Prof. José Maria Avilés Martínez:


“Os sistemas de apoio entre alunos cumprem o requisito do protagonismo deles na busca de soluções aos problemas, mas, certamente, constituem uma ferramenta fundamentalmente útil também para os professores que trabalham para melhorar o clima escolar e dar solução a múltiplos problemas de convivência com os quais atualmente nos encontramos nas salas de aulas.”

(AVILÉS MARTÍNEZ, 2013.)

Nossa Equipe de Ajuda, constituída por três representantes de cada uma das salas do Ensino Fundamental II, oferece ajuda aos colegas, escuta quando estes têm problemas e os apoia na resolução de conflitos por meio de estratégias cooperativas, colaborativas e pacíficas, além de buscar a prevenção de conflitos.

Para que esses estudantes estejam preparados para atuar, eles participaram de uma ação de formação no dia 16 de agosto, no período da tarde. Essa ação foi desenvolvida por Luciana Lapa, Vice-diretora Pedagógica da Móbile Integral, e por Ana Luiza Matos, ambas integrantes da equipe do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Unicamp. Nessa atividade de formação, os alunos puderam refletir sobre o papel da Equipe de Ajuda e sobre as ações que podem desenvolver junto aos colegas de classe.

Dando continuidade a essa formação dos alunos em relação às questões de convivência, no dia 19 de agosto, os alunos participaram de uma palestra com o professor José Maria Avilés Martínez, idealizador da Equipes de Ajuda na Espanha, cujos temas centrais foram a prevenção de formas de intimidação, a criação de um clima de confiança entre alunos, a cooperação e a empatia entre pares, além de outros assuntos.

José Maria Avilés Martínez é doutor em Psicologia e professor da Universidade de Valladolid, na Espanha. Mundialmente conhecido pelas pesquisas pioneiras sobre bullying e cyberbullying, ele discutiu com os alunos, nesse encontro, o bullying como forma de violência, ressaltando que não se trata apenas de uma responsabilidade individual, pois requer uma resposta coletiva para seu enfrentamento.

Para conhecer um pouquinho do que aconteceu, convidamos todos a apreciar as fotos da formação dos alunos e da palestra do José Maria Avilés Martinéz.