Visita à Coleção Brasiliana e ao Sesc Avenida Paulista

17 de outubro de 2019


Nas aulas de Artes Visuais, os alunos do 4º ano da Móbile Integral foram convidados a assumir um novo papel: o de pequenos naturalistas!

Como tais, eles passaram a investigar – a partir do desenho de observação, imaginação ou memória – os aspectos da paisagem, como a fauna e a flora presentes nas obras de diversos artistas.

Como oportunidade de extensão dos trabalhos desenvolvidos em aula e de ampliação do repertório cultural, os alunos visitaram a Coleção Brasiliana Itaú, do acervo do Itaú Cultural, e depararam com o mundo retratado pelos naturalistas, de Debret a Rugendas.

Outro gênero explorado pelas crianças é o panorama, no qual a paisagem é captada em uma escala bem maior do que aquela a que estão acostumadas. Com isso em mente, após a visita ao acervo, os alunos foram ao Sesc Avenida Paulista. Lá, todos puderam retratar a paisagem da avenida utilizando seus conhecimentos de registro de paisagem.

A saída pedagógica teve como principal objetivo convidar os alunos a viver um momento de criação de novos olhares para a realidade a partir da relação entre passado e presente.

 

PESQUISAS

Nas aulas de História e Geografia, os alunos estudaram as Grandes Navegações e desenvolveram pesquisas em documentos históricos para levantar evidências de como ocorreu o encontro dos europeus com os povos indígenas do Brasil no início do século XVI. É nesse contexto que a visita ao acervo da Coleção Brasiliana contribuiu imensamente para enriquecer o olhar dos alunos sobre esse período histórico.

Por meio da observação dos mapas e panoramas apresentados na exposição, por exemplo, os alunos foram convidados a refletir sobre como os viajantes desenvolveram conhecimentos sobre o território brasileiro.

Outro momento marcante dessa visita foi a apreciação das obras de Spix, Martius, Rugendas e Debret, o que provocou estranhamento nos alunos, pois identificaram inúmeros elementos que evidenciam como o europeu se via de modo superior em relação aos povos originários do território brasileiro.

Confiram as captações dessa manhã cultural cheia de descobertas!