O caminho do lixo

24 de outubro de 2019


No dia 10 de outubro, alunas e alunos do 7º ano saíram da Móbile Integral com apostilas em mãos e um objetivo: investigar a destinação de resíduos sólidos na grande São Paulo. Para isso, visitaram o aterro sanitário de Caieiras, que recebe o lixo da própria cidade de Caieiras e de mais dez municípios da região.

Em nosso trajeto, passamos pela Marginal Pinheiros e avistamos o Parque Villa Lobos, antigo depósito de resíduos sólidos do CEAGESP, de materiais dragados do Rio Pinheiros e de entulho de construção. Já na Rodovia dos Bandeirantes, passamos pelo aterro Bandeirantes, desativado em 2005 após atingir a capacidade máxima de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Nesse momento, pudemos relacionar o encerramento de depósitos de lixo próximos à cidade com a expansão do núcleo urbano de São Paulo e com a produção de lixo pelos habitantes.

Ao chegar ao aterro sanitário de Caieiras, fomos recebidos por funcionários da Essencis, empresa que administra o aterro. Alunas e alunos conversaram com uma Engenheira Civil, que respondeu a perguntas relacionadas ao impacto ambiental de aterros, às condições de trabalho de funcionários e aos sujeitos envolvidos nas etapas de trabalho no aterro, apoiando objetivos das disciplinas de Ciências Naturais e Tecnologia e História.

Em seguida, seguimos até uma área do aterro em que tínhamos uma visão privilegiada de três estações fundamentais do aterro. Na primeira estação, avistamos, ao longe, caminhões que chegavam ao aterro e despejavam os resíduos sólidos coletados em diversos locais da cidade. Na segunda, aprendemos sobre a produção de biogás e a destinação de chorume, subprodutos da decomposição dos resíduos. Na terceira, observamos a área de entorno do aterro e pudemos pensar sobre a coexistência dele com a comunidade local de Caieiras.

Continuaremos, nas próximas semanas, com nossos estudos sobre os impactos de atividades humanas, com ênfase em resíduos sólidos e nos sujeitos históricos. A mitigação dos impactos e a problematização da desigualdade social e racial são temas de um próximo capítulo.