OS INCRÍVEIS 2

6 de novembro de 2019


O uso de filmes, na Agenda Cultural do Ensino Médio, para a discussão dos papéis de gênero iniciou-se com a projeção do filme As Sufragistas, evento que se repetiu em três anos seguidos, realizado por diferentes duplas de professoras do Ensino Médio.

Em 2019, esse filme foi substituído pela animação Os Incríveis 2, uma troca estimulada pela reação dos alunos à divulgação do evento no ano anterior e pela constante referência a ele nos debates daquele ano. Com uma linguagem mais próxima, o filme conversa com aspectos afetivos dos alunos e, por isso, apresenta-se como um convite mais amplo e amoroso à discussão de temas espinhosos que tendem a ficam restritos aos alunos que já são sensíveis às questões relativas aos papéis de gênero.

Outro aspecto da animação Os Incríveis 2 que interessou às professoras foi a possibilidade de explorar um filme que se apresenta, e é lido por muitos dos alunos, como feminista — afinal, apresenta uma mulher como principal super-herói e o seu marido, o Sr. Incrível, como dono de casa —, mas que reforça e valida os papéis de gênero já estabelecidos. A análise do filme, nessa perspectiva, possibilita a desconstrução da leitura inicial e a discussão das estruturas familiares e dos papéis de gênero vividos pelos próprios alunos e seus familiares, algo explicitado pelos estudantes já no início da discussão.

A atividade contou com a presença alunos do Ensino Médio, especialmente do 2ֻº ano. Depois da projeção, a discussão rendeu uma hora e meia de conversa explorando a composição, falas e comportamentos dos personagens, algumas cenas específicas e a finalização da história. Outros temas foram mencionados por se apresentarem ausentes no filme, como a diversidade de gêneros.