A Primeira Guerra Mundial no Cinema

4 de março de 2020


O filme 1917, uma produção anglo-americana dirigida por Sam Mendes, foi uma das sensações dos principais festivais de cinema dos últimos meses. Em parte, isso se deve ao retrato sensível da Primeira Guerra Mundial, obtido pela narrativa dos desafios de um indivíduo e não de uma batalha. Para muitos, nunca antes um espectador de cinema esteve tão próximo da vida em uma trincheira.

Foram esses e outros aspectos que os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Móbile foram convidados a analisar. No dia 18 de fevereiro, a convite da professora de História, Márcia Juliana Santos, cerca de 60 alunos assistiram ao filme em um cinema de rua, na região da Avenida Paulista, e debateram as especificidades técnicas do longa-metragem, os aspectos históricos da trama e as escolhas do diretor.

Segundo o aluno Júlio Siniscalchi, a experiência de discutir o filme com os colegas foi importante porque acrescentou novos olhares. “Eu já havia assistido a essa produção, mas passei a observar elementos novos a partir dos comentários da professora. De fato, como ela apontou, a narrativa vilaniza os alemães e esse é um aspecto que precisa ser estudado em toda a sua complexidade.”

noticia1917

Debate após a exibição do filme.