¡A bailar!

19 de outubro de 2018


Com o intuito de oferecer diferentes contextos para a aprendizagem de conteúdos linguísticos e culturais, a equipe de Espanhol preparou uma surpresa para os alunos do 8° ano a fim de convidá-los para uma Oficina de Sevillanas.

A poucos minutos do intervalo, a professora de Espanhol e bailaora de flamenco Clarissa Zelada, vestida a caráter e acompanhada de um percussionista, chamou a atenção dos alunos ao som de palmas, castanholas e cajón. Alunos e professores se incorporaram ao ritmo, batendo palmas e arriscando já alguns passos fora das salas de aula.

Na sequência, durante o recreio, houve uma performance no pátio, e dessa vez os alunos puderam apreciar a dança, as castanholas e o mantón (xale espanhol). Foi um momento mágico, pois todos participaram com ritmo e muita energia.

Poucos dias depois realizou-se a oficina, inteiramente dada em espanhol; nela, os alunos foram apresentados a uma das danças mais tradicionais da Espanha, as Sevillanas.

Primeiramente, foi apresentado aos alunos um pouco do universo relacionado a essa dança popular, de sua origem às atuais formas de expressão desse baile, como nas festas da primavera em Sevilha, cidade localizada ao sul da Espanha.

Também foram abordados aspectos como a vestimenta e os acessórios utilizados durante essa expressão artística e, para integrar e inspirar os alunos, a bailaora de flamenco Clarissa Zelada dançou com castanholas e outros acessórios elementos.

Todos trabalharam movimentos como o do Paseo, passo fundamental dentro da estrutura coreográfica das Sevillanas, além do ritmo, marcado pelas palmas e pelo cajón. O equilíbrio entre autoexpressão e coordenação do grupo foi essencial para que se alcançasse a harmonia entre as linguagens verbal, musical e corporal.

Foi, sem dúvida, um momento de muita alegria, em que a sensibilidade e a criatividade afloraram e enriqueceram a dimensão multicultural da aprendizagem.