Afinal, Física combina com Arte?

17 de maio de 2018


Em abril, a Prof. Dra. Márcia Rizzutto foi convidada a conversar com os alunos do Ensino Médio da Escola Móbile. Nesse encontro, a docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo abordou sua pesquisa, centrada na interface das Ciências com as Humanidades. A palestra Física e Arte: decifrando o invisível mostrou como é possível atuar interdisciplinarmente e como o trabalho de cientistas não se dá exclusivamente em laboratórios, mas também em outros locais, como museus, por exemplo.

A professora explicou como é possível usar diferentes tipos de radiação em quadros artísticos para acessar camadas mais profundas de tinta, antes invisíveis a olho nu. Do infravermelho ao raio X, cada radiação produz uma análise diferente a respeito da obra de arte, permitindo ao pesquisador descobrir como a obra foi pintada e se há algo por debaixo da tinta.

A palestra despertou nos alunos curiosidade acerca da área acadêmica e mostrou que aqueles que trabalham com investigação e pesquisa possuem um vasto leque de atuação, não se restringindo exclusivamente a laboratórios de pesquisa.